PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEBER JOSÉ DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KLEBER JOSÉ DA SILVEIRA
DATA : 14/04/2023
LOCAL: Remota

Santo André: Participação social nos projetos de urbanização de favelas desenvolvidos no âmbito do programa Santo André Mais Igual (2001 a 2004)

Tendo em vista o pioneirismo e a relevância das práticas participativas experimentadas no âmbito da política de urbanização de favelas, no município de Santo André protagonizadas pelo partido dos trabalhadores, em especial nas gestões de Celso Daniel, que propiciou complexas e pioneiras intervenções em um cenário adverso, marcado principalmente pela escassez de recursos e limitada experiência acumulada com a temática de urbanização no Brasil, esta tese tem o objetivo descrever e analisar de maneira crítica, a trajetória do programa de urbanização de favelas, com interesse especial no Programa Santo André Mais Igual, no período de 1997 a 2000. Proposto de forma matricial, o SAMI articulou nos territórios uma série de programas setoriais (de habitação, educação, saúde, geração de renda, desenvolvimento econômico, entre outros), adotando várias estratégias de participação social.  A maneira como foram implementadas as práticas de participação social constituíram importante contribuição para o desenho e aprimoramento das políticas e programas de urbanização de favelas e seu caráter inovador fez com que tivesse amplo reconhecimento nacional e internacional. Durante o período de redemocratização, a participação da sociedade na elaboração e promoção de políticas públicas de urbanização de favelas, contribuiu para a ampliação do repertório de respostas criativas e passou a vigorar uma série de iniciativas inovadoras, consubstanciadas pela existência de sujeitos sociais propositores em conjunto à administrações municipais progressistas, que propiciou no nível local, a construção de arranjos sociais e políticos importantes, sob vários aspectos, a partir do reconhecimento do município como ente federativo com capacidade de legislar, promover políticas públicas concorrentes e com fonte de recursos próprios, permitiu se romper com a divisão tradicional entre a esfera social e estatal. Para compreender e analisar as práticas participativas durante a implementação da política de urbanização de favelas no município de Santo André, adotamos os procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, pesquisa documental, e entrevistas semiestruturadas.

Presidente - Interno ao Programa - 1671277 - ROSANA DENALDI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3202576 - ANDRE BUONANI PASTI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Fabricio Gallo
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1760502 - SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI