PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO RICARDO MIRAGAIA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO RICARDO MIRAGAIA SOUZA
DATA : 30/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Meio virtual
TÍTULO:

PARA ALÉM DA AVALANCHE DE LAMA: ENTRE DISCURSOS E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO RISCO


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Localizado na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo, o Município de Jacareí se desenvolveu dentro da lógica segregacionista da urbanização brasileira e, como tal, a produção do espaço urbano de forma defeituosa e excludente contribuiu para a criação de assentamentos precários como alternativa à moradia para a população de baixa renda.
Muitos desses espaços detêm uma menor aptidão à urbanização e, por isso mesmo, de menor interesse ao mercado imobiliário, que associado às vulnerabilidades sociais e precariedades de infraestrutura e serviços que incidem nessas áreas, acabam por construir situações de riscos de desastres.
A partir da compreensão sobre as causas básicas de vulnerabilidades e as pressões dinâmicas que levam às condições inseguras no processo histórico de urbanização, o presente trabalho tem por objetivo analisar como os discursos do risco têm sido mobilizados no processo de remoção forçada de famílias do Jardim Bela Vista II - um assentamento precário do Município de Jacareí que se encontra em procedimento de regularização urbanística.
Sobre o mesmo assunto e objeto, o trabalho apresenta a diversidade de discursos sobre a questão das vulnerabilidades, risco e remoção por parte do Município, Instituições do Sistema de Justiça, Técnicos dos mais variados órgãos e moradores e moradoras do assentamento. A preponderância de um outro discurso é o que pode definir o rumo sobre a qualificação de segurança ou o deslocamento forçado de famílias de seus espaços de vida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1934619 - FERNANDO ROCHA NOGUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CELSO SANTOS CARVALHO - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GIOVANNA BONILHA MILANO - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2563994 - RICARDO DE SOUSA MORETTI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1760502 - SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
Notícia cadastrada em: 14/03/2023 23:28
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod