PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA GUIMARÃES MOREIRA

DISCENTE : LUCIANA GUIMARÃES MOREIRA
DATA : 13/02/2023
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

“A diferença que faz uma geração”: Diferentes percepções geracionais em movimentos sociais em São Paulo. Um estudo de caso do Projeto de Extensão Territórios Populares Insurgentes

O presente trabalho é fruto do Projeto de Extensão Territórios Populares Insurgentes, uma parceria da UFABC com a Central de Movimentos Populares (CMP), realizado junto com o Laboratório de Justiça Territorial (LabJuta). A partir da indagação das lideranças da CMP de “onde está a juventude?” a pesquisa busca compreender o processo de organização dos indivíduos organizados na CMP, tentando traçar uma linha do tempo da sua trajetória de luta, quais pautas mobilizam, quais suas paixões e convicções que os mantém organizados em busca de transformações sociais trazendo um recorte geracional a fim de compreender a diferença que uma geração faz na compreensão de luta por direitos, as principais pautas mobilizadoras e as estratégias nas quais acreditam ser eficientes para conquistar suas reivindicações e como isso pode se desdobrar dentro da organização dos movimentos populares. O que se pretende é trazer todo o conhecimento adquirido ao longo da história desses indivíduos enquanto atores sociais que dedicam parte da vida em busca de maior justiça socioespacial.

Presidente - Interno ao Programa - 1545979 - FRANCISCO DE ASSIS COMARU
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HUGO FANTON RIBEIRO DA SILVA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2563994 - RICARDO DE SOUSA MORETTI