PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de DEFESA: VÍCTOR MENDES DEL PRETE

DISCENTE : VÍCTOR MENDES DEL PRETE
DATA : 19/12/2022
LOCAL: Remota

DINÂMICAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO (2015-2019) E O CASO DA INCORPORADORA PLANO & PLANO

Após um período de explosão no volume de lançamentos imobiliários dos anos 2000, o mercado na região metropolitana de São Paulo passa por uma grande queda nos lançamentos a partir de 2015, inaugurando um período de crise no setor. Existe vasta literatura sobre os anos que antecedem a crise, mas identificou-se uma carência de estudos que analisam o mercado a partir de 2015. O objetivo da dissertação é contribuir para a compreensão das dinâmicas imobiliárias na região metropolitana de São Paulo nos períodos de crise (2015-2017) e retomada (2018-2019). Através da análise de dados de lançamentos imobiliários, buscou-se identificar transformações relevantes nas características tipológicas e territoriais da produção na região. Buscou-se também analisar a trajetória da incorporadora Plano & Plano, empresa que lançou mais unidades na região metropolitana de São Paulo entre 2015 e 2019, pois entende-se que estudar suas estratégias auxilia na compreensão das dinâmicas gerais do mercado no período. Os dados apontam algumas mudanças nos períodos analisados, como o surgimento dos studios, unidades compactas que se concentram no município de São Paulo, e a reconcentração da produção na capital após um processo de desconcentração observado nos períodos anteriores. Mas o maior destaque nas dinâmicas imobiliárias na crise e na retomada é o crescimento na produção das unidades voltadas ao segmento econômico, sendo enquadradas nas categorias do programa Minha Casa, Minha Vida. Em ascensão desde o começo do século, esse tipo de unidade ganha força a partir da criação do programa, em 2009, e na crise e na retomada se consolida como principal produto imobiliário na região metropolitana de São Paulo. A análise da trajetória e da produção da Plano & Plano mostra que, além da parceria com a Cyrela, a empresa se beneficiou do reposicionamento para o segmento econômico e foco na região metropolitana de São Paulo, apresentando grande crescimento nos últimos anos. O levantamento das estratégias da Plano & Plano e de outras empresas do setor que abriram capital nos últimos anos indica que, ao contrário do que ocorreu na primeira onda de IPOs entre 2007 e 2009, procura-se expandir a produção, mas permanecendo nos segmentos e territórios de atuação em que já tinham experiência consolidada.

Presidente - Interno ao Programa - 2361011 - BEATRIZ TAMASO MIOTO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 964.132.808-59 - CAROLINA MARIA POZZI DE CASTRO - OUTRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO PENHA FILHO - USJT