PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUCIA RAMOS BELLENZANI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUCIA RAMOS BELLENZANI
DATA : 25/10/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/luciana-16/invite

PAISAGEM E TERRITÒRIO NA MACROMETROPOLE PAULISTA: REVELANDO O RURAL METROPOLITANO

A pesquisa trata do rural metropolitano, termo utilizado para designar os espaços rurais em cidades-região e regiões metropolitanas. O objeto de estudo é a Macrometrópole Paulista (MMP), que compreende as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba, Piracicaba e Jundiaí e a Unidade Regional Bragantina. Reconhecendo e desafiando a aparente contradição entre as palavras rural e metropolitano, pretende-se revelar a diversidade e heterogeneidade desses espaços tão importantes para provisão de serviços ecossistêmicos, em especial produção de água, regulação climática, produção de alimentos, bem como os relacionados à proteção da biodiversidade e ao patrimônio cultural e ambiental. Trazer à luz esses espaços, resgatando-os de sua quase invisibilidade para as políticas públicas e instrumentos de planejamento e gestão territorial, é importante sobretudo no atual contexto das mudanças climáticas, onde tais espaços tornam-se cada vez mais fundamentais para a sobrevivência das metrópoles. Assumindo o paradigma do novo rural como premissa, será adotada uma perspectiva multiescalar na qual, ao lado de uma caracterização do território rural da MMP como um todo, será realizada uma análise da paisagem, com ênfase na paisagem cultural integrada, de três recortes espaciais escolhidos, a fim de identificar e analisar valores e percepções dos diferentes atores sociais presentes.  Integrando essas duas escalas, espera-se ampliar o conhecimento sobre os espaços rurais na macrometrópole e produzir análises capazes de contribuir para a construção de políticas públicas para o rural metropolitano. A metodologia foi construída com base na revisão bibliográfica, na análise dos dados gerados pelo Laboratório de Planejamento Territorial (LAPLAN) da UFABC, no contexto do projeto MACROAMB – “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática”, a serem complementados por pesquisa documental e de campo, e na aplicação de entrevistas elaboradas de acordo com ferramental próprio para análise da paisagem, em especial da sua valoração, percepção e sentimento de pertença, por quem vive e trabalha nos espaços rurais da MMP. A paisagem, analisada em conjunto com o território, acrescenta a este a dimensão do vivido, do afeto e do pertencimento – importante também para a construção de políticas públicas endógenas – ou seja, que façam sentido para os atores sociais que constroem o rural metropolitano.

Presidente - Interno ao Programa - 1790489 - LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544395 - ARILSON DA SILVA FAVARETO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROSANGELA APARECIDA DE MEDEIROS HESPANHOL
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - PATRICIA MARRA SEPE - PMSP