PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANNA PEREIRA ROSSETO

DISCENTE : GIOVANNA PEREIRA ROSSETO
DATA : 19/10/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/luciana-16/invite

Intervenções urbanas em fundos de vale: uma análise sobre transição sociotécnica na bacia do rio Tamanduateí

A proposta de pesquisa pretende analisar o caráter das intervenções urbanísticas em fundos de vale, no âmbito dos planos, programas e projetos, na bacia do rio Tamanduateí, com o recorte dos municípios de Santo André e Mauá, escolhidos por suas diferenças territoriais e institucionais. A histórica abordagem de obras em rios e córregos da região com a aplicação predominante de infraestruturas cinzas – canalizações, sistemas viários em fundos de vale e grandes reservatórios - permite dizer que o paradigma de intervenção, com resultados insuficientes mesmo no âmbito da drenagem urbana, sustenta-se pelo regime sociotécnico vigente. A construção dessa relação envolve diversos fatores socioespaciais e de planejamento, por esta complexidade a metodologia do trabalho deve abranger: mapeamento das estruturas institucionais dos municípios, identificação detalhada do planejamento de ações e análise das intervenções em cursos d’água. O estudo permitirá avaliar a transição sociotécnica em planos, programas e projetos em fundos de vale do recorte e qual a capacidade transformativa institucional para alterar a reprodução do status quo de intervenção nos rios e córregos da bacia do Tamanduateí, em direção a uma desejável transição urbana sustentável.

Presidente - Interno ao Programa - 1790489 - LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JEFERSON CRISTIANO TAVARES - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JULIANO PAMPLONA XIMENES PONTE - UFPA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA