PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de DEFESA: LUIZ HENRIQUE WERNECK DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ HENRIQUE WERNECK DE OLIVEIRA
DATA : 01/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 205 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

O CONFLITO ENTRE AEROPORTOS E CIDADES: O PAPEL DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL EM GRANDES METRÓPOLES MUNDIAIS – SÃO PAULO E LOS ANGELES


PÁGINAS: 481
RESUMO:

O conflito aeroportos versus cidades é inevitável, opõe usuários a não usuários, e demanda
equacionar objetivos distintos na busca da justiça social através do planejamento e do
zoneamento urbano. Aeroportos envolvem grandes investimentos de capital e produzem
impactos ambientais, sociais e econômicos que transcendem seus limites. Conectam as escalas
local e global, esta última alavancada pela hegemonia de políticas neoliberais na economia
mundial. A aviação cresce exponencialmente, aumentando a demanda por capacidade
aeroportuária e intensificando suas externalidades negativas. A pandemia de SARS-Cov-2
apenas postergou tal tendência, pois já se registram recuperações de movimentações aos
níveis pré-pandemia. As cidades hoje abrigam a maioria da população mundial e devem
continuar crescendo, especialmente no Sul Global. A simultaneidade dessas tendências indica
que o conflito tende a se agravar, impondo novos desafios aos planejadores. O planejamento
urbano e o zoneamento são menos eficazes nos países do Sul Global do que nos países do
Norte Global, onde se observam práticas e governança mais eficazes para lidar com o
conflito, mesmo sem resolvê-lo. Comparou-se tal conflito e as respectivas governanças em
São Paulo e em Los Angeles, pois ambas recusaram, em algum momento, um novo aeroporto,
e ambas possuem um grande aeroporto obrigado a fechar à noite. Avaliaram-se as tipologias
de usos do solo no entorno de dez aeroportos comerciais (4 em São Paulo e 6 em Los
Angeles) quanto à compatibilidade com as atividades aeroportuárias. Constatou-se que os
aeroportos de Los Angeles têm vizinhanças mais compatíveis com as atividades
aeroportuárias, com uma população afetada por ruído aeronáutico muito menor do que em 3
dos 4 aeroportos da Macrometrópole Paulista, onde, no entorno de alguns aeroportos há
maiores densidades populacionais, seja pelo mercado formal de lançamentos imobiliários nas
porções mais centrais, seja por autoconstrução nas porções mais periféricas. Ambos os países
têm regulamentações federais muito parecidas, que não eliminam o conflito, mas permitem
mitiga-lo através de ações como monitoramento contínuo de ruído com ampla transparência
dos resultados, manutenção de canais de participação popular e registros de reclamações,
obras de proteção acústica e até mesmo relocações involuntárias, comuns em
Los Angeles, mas nunca iniciadas ou aplicadas em São Paulo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1764378 - SILVANA MARIA ZIONI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1790489 - LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1516741 - JEROEN JOHANNES KLINK
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ERNESTO CORDEIRO MARUJO - ITA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SARAH FELDMAN - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2563994 - RICARDO DE SOUSA MORETTI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - CANDIDO MALTA CAMPOS NETO - UPM
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 13:13
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