PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO BOTTON

DISCENTE : FERNANDO BOTTON
DATA : 18/08/2022
LOCAL: A banca será realizada de modo remoto no link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/luciana-17

A mobilização coletiva na luta pelo acesso à água incorporada na luta pela moradia:  a trajetória de jovens ocupações de terra na zona sul de São Paulo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo entender e documentar os processos de mobilização coletiva feitos pelos movimentos sociais de moradia na cidade de São Paulo, na luta pelo direito ao acesso à água em interface à luta pelo direito à localização da terra e à moradia.  O projeto tem como objeto de estudo os assentamentos precários, os territórios periféricos, também designados territórios populares de existência e (re)existência. O aprofundamento de dois estudos de casos específicos, denominados jovens ocupações de terra (com menos de 10 anos de formação), ambas localizadas na periferia sul de São Paulo e em áreas de proteção ambiental e de mananciais, serão utilizados para uma melhor compreensão dos fenômenos locais. A pesquisa visa a recuperação histórica desse processo, nos dois territórios, por meio de entrevistas semi-estruturadas com lideranças, técnicos profissionais e pesquisadores de laboratórios de pesquisa e extensão universitária envolvidos na temática e utilização do método bola de neve. Para analisar a chegada das redes públicas de abastecimento de água, os estudos de caso enfocarão as ações recentes do Programa Água Legal da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, voltado para a regularização do abastecimento de água em regiões de alta vulnerabilidade social, em situação de irregularidade fundiária, nas quais normalmente o abastecimento é precário. A reflexão empírica será complementada com referências bibliográficas que trataram do tema. O propósito da pesquisa é identificar os descompassos e as aproximações de reivindicação pelo direito à água e pelo direito à moradia, ambos parte do direito à cidade, destacando o papel exercido pelo movimento de moradia nesse processo, além de procurar entender quais são os desafios, os avanços e as mobilizações coletivas destes sujeitos sociais para diminuir a distância entre a luta e as suas reais necessidades.

Presidente - Interno ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2140164 - VANESSA LUCENA EMPINOTTI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545979 - FRANCISCO DE ASSIS COMARU
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 017.634.023-80 - Paula Alves Tomaz - UFC