PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO RODRIGUES PITAS PIQUI

DISCENTE : LEONARDO RODRIGUES PITAS PIQUI
DATA : 30/08/2022
LOCAL: Sala 302 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Territórios da autoconstrução: favela, moradia e direito

A autoconstrução é a forma de produção do espaço preponderante nas cidades latino-americanas, através dela se constroem artesanalmente não apenas a habitação, mas sim assentamentos humanos inteiros. As favelas são significativas no que se refere as suas dinâmicas, toda favela é autoconstruída por pobres urbanos que buscam por direitos sociais e garantias fundamentais, sobreposta por camadas de urbanização decorrentes de intervenções estatais que nem sempre promovem a qualidade espacial adequada. À vista disso, o presente projeto de pesquisa questiona: então, que tipo de moradia e de território resultam dos processos de autoconstrução em favelas urbanizadas e, em que medida, tal produção contribui efetivamente ao direito à moradia e à cidade? Para enfrentar o desafio desta questão, elege-se o município de Diadema como território de pesquisa, dado que esta cidade é reconhecida e representativa quanto a autoconstrução e urbanização de favelas. Nela, três favelas exemplificam os territórios produzidos por processos de autoconstrução “espontânea”, assistida por administração municipal e assessorada por assessoria técnica. Assim, por meio de métodos de pesquisa bibliográfica, documental e empírica pretende-se conceber uma abordagem crítica quanto as contradições e convergências acerca dos temas da pesquisa e caracterizar o seu objeto por descritores quantitativos e qualitativos.

Presidente - Interno ao Programa - 1671277 - ROSANA DENALDI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2563994 - RICARDO DE SOUSA MORETTI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - KARINA OLIVEIRA LEITÃO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA