PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA VIEIRA DOS SANTOS

DISCENTE : KARINA VIEIRA DOS SANTOS
DATA : 12/08/2022
LOCAL: Sala S17 do Bloco Delta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

A Participação social na gestão de sítios históricos: um olhar sobre a intervenção do PAC Cidades Históricas na vila ferroviária de Paranapiacaba, Santo André, SP

Os programas de intervenção no patrimônio cultural passaram a ser adotadas no contexto brasileiro a partir da década de 1970 e somente após o processo de redemocratização, quando a cidadania foi alçada ao topo da agenda política, que os programas de preservação passaram a prever a instituição de mecanismos para a participação social. O presente trabalho tem por objetivo compreender de que forma o Programa de Aceleração do Crescimento - Cidades Históricas (PAC-CH), como parte integrante da política de preservação do patrimônio cultural brasileiro, incorporou as premissas de participação social na gestão das intervenções nos bens de valor cultural e contribuiu para o seu fortalecimento e consolidação na Vila de Paranapiacaba, durante o período de implementação de 2013 a 2020. Para tanto, a pesquisa se apoiará no estudo de caso conduzido por análise documental e revisão sistemática da literatura sobre participação social na gestão de sítios históricos e políticas de intervenção, bem como notícias de imprensa e entrevistas.

Presidente - Interno ao Programa - 1760502 - SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1734923 - VANESSA ELIAS DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SUZANA CECILIA KLEEB
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1766755 - LUIS ROBERTO DE PAULA