A mobilidade compartilhada e as políticas públicas de mobilidade e transportes do Brasil e das cidades da Região Metropolitana de São Paulo
Esta pesquisa baseia-se em teorias de sistemas sociotécnicos para aprofundar o conhecimento sobre as plataformas digitais de transporte no Brasil e na Região Metropolitana de São Paulo (como Uber, 99 App, iFood, Loggi, etc.), e que nomeio nesta pesquisa como “mobilidade compartilhada”. Na revisão de literatura, verifico que estas plataformas reafirmam padrões de deslocamentos baseado em viagens individuais e com alto consumo de combustíveis fósseis, e apresento evidências de que estas plataformas não têm contribuído para o avanço dos aspectos de justiça social (em relação às práticas trabalhistas com motoristas) e de justiça ambiental (em relação aos modos de transporte utilizados). A hipótese do estudo é que estas iniciativas de mobilidade compartilhada foram incorporadas às políticas públicas sem uma reflexão das práticas sociais e ambientais das plataformas digitais. As políticas públicas de mobilidade urbana, como a Política Nacional de Mobilidade Urbana, foi incapaz de acelerar a capacidade das iniciativas estudadas em alcançar transformações sociais e ambientais relevantes. Por meio deste estudo, esperamos dar contribuições para o debate sobre as principais necessidades para as políticas públicas de mobilidade urbana relacionadas às plataformas digitais de transporte, no Brasil e na Região Metropolitana de São Paulo.