PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL GUSTAVO SILVA SIQUEIRA

DISCENTE : RAFAEL GUSTAVO SILVA SIQUEIRA
DATA : 25/10/2021
LOCAL: Remota

A mobilidade compartilhada e as políticas públicas de mobilidade e transportes do Brasil e das cidades da Região Metropolitana de São Paulo

Esta pesquisa baseia-se em teorias de sistemas sociotécnicos para aprofundar o conhecimento sobre as plataformas digitais de transporte no Brasil e na Região Metropolitana de São Paulo (como Uber, 99 App, iFood, Loggi, etc.), e que nomeio nesta pesquisa como “mobilidade compartilhada”. Na revisão de literatura, verifico que estas plataformas reafirmam padrões de deslocamentos baseado em viagens individuais e com alto consumo de combustíveis fósseis, e apresento evidências de que estas plataformas não têm contribuído para o avanço dos aspectos de justiça social (em relação às práticas trabalhistas com motoristas) e de justiça ambiental (em relação aos modos de transporte utilizados). A hipótese do estudo é que estas iniciativas de mobilidade compartilhada foram incorporadas às políticas públicas sem uma reflexão das práticas sociais e ambientais das plataformas digitais. As políticas públicas de mobilidade urbana, como a Política Nacional de Mobilidade Urbana, foi incapaz de acelerar a capacidade das iniciativas estudadas em alcançar transformações sociais e ambientais relevantes. Por meio deste estudo, esperamos dar contribuições para o debate sobre as principais necessidades para as políticas públicas de mobilidade urbana relacionadas às plataformas digitais de transporte, no Brasil e na Região Metropolitana de São Paulo.

Presidente - Interno ao Programa - 1764378 - SILVANA MARIA ZIONI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIO TOZI - UFMG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2064223 - FLAVIA DA FONSECA FEITOSA