PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA ANDRÉ RIBEIRO

DISCENTE : PRISCILLA ANDRÉ RIBEIRO
DATA : 20/10/2021
LOCAL: Remoto

Avanços e dificuldades da mobilidade urbana por bicicleta: Uma análise sobre os municípios de São Paulo e Vitória

O processo de urbanização no Brasil veio acompanhado do processo de industrialização, incentivados pelo desejo de modernização elegendo a indústria automobilística como símbolo do desenvolvimento econômico. Rapidamente a cultura do automóvel se consolidou influenciando a atual configuração das cidades dependentes da motorização para deslocamentos. Com o tempo, a bicicleta perde espaço nas cidades, tornando-se um meio de transporte inseguro e as consequências da priorização do modelo automobilístico se revelam em desigualdades sociais, estilo de vida individualista, poluição e outros problemas sociais e ambientais. A partir de 1980, surgem pelo mundo movimentos sociais e ambientalistas influenciados pelo discurso de justiça social e ambiental questionando a priorização do automóvel e valorizando os meios coletivos e ativos de transporte. Não é à toa que as políticas públicas têm incentivado o uso da bicicleta nas últimas décadas com a construção de ciclovias, ciclofaixas de lazer, bicicletários e outras ações. Porém, dentro do potencial que a bicicleta oferece e os avanços obtidos pelas políticas públicas nesses anos recentes, o modal ainda encontra diversas dificuldades para se tornar um meio de transporte mais usual. A partir dessa constatação, este estudo busca compreender quais as dificuldades que a bicicleta enfrenta para sua consolidação como meio de transporte, tendo como apoio as teorias de mudança de paradigma da mobilidade e transição do sistema sociotécnico de transportes sob a perspectiva multinível; e quais os avanços a mobilidade por bicicleta conquistou destacando a contribuição das políticas públicas e iniciativas privadas para o uso do modal. Para apoiar este estudo é desenvolvido um estudo de caso comparativo entre o uso da bicicleta nas cidades de São Paulo/SP e Vitória/ES em decorrência de suas diferentes formações, características urbanas e da implementação destacável de políticas públicas para o uso da bicicleta. Tal comparação contará com análise documental, bibliográfica e entrevistas a atores envolvidos com o desenvolvimento de políticas públicas para bicicleta e seus usuários em cada cidade. Ao final, espera-se compreender qual das cidades analisadas tem a mobilidade por bicicleta mais desenvolvida e o quanto isso influencia no cenário para uma mudança de paradigma de mobilidade sustentável.

Presidente - Interno ao Programa - 1764378 - SILVANA MARIA ZIONI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GILTON LUIS FERREIRA - UFES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RICARDO BARBOSA DA SILVA - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763487 - SANDRA IRENE MOMM SCHULT