PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA BERNARDINO

DISCENTE : FERNANDA BERNARDINO
DATA : 15/12/2020
LOCAL: UFABC SBC

A contribuição das cohousing para o desenvolvimento urbano: desafios e pontencialidades

A proposta do trabalho visa compreender e analisar as chamadas comunidades colaborativas ou cohousing, buscando responder as seguintes questões de investigação: a cohousing enquanto proposta de produção coletiva de habitação é um caminho para a “desmercantilização” da moradia? Em que medida elas se materializam em experiências concretas? A partir de revisão bibliográfica, a pesquisa contextualizará o surgimento das cohousing no panorama habitacional da década 70, na Europa e na América Latina, serão apresentados estudos de caso europeus que sinalizam possíveis caminhos para alcançar a sustentabilidade social, econômica e ambiental e será elaborado um quadro das experiências latino-americanas emergentes. Os eixos de análise são as formas de organização comunitária, a estrutura fundiária e as formas de acesso às comunidades, e as propostas urbanísticas e ambientais. Por fim, pretende-se debater em que contexto e de que maneira tais comunidades têm sido inseridas na realidade brasileira, por meio da realização de entrevistas com pessoas interessadas em viver em cohousing, facilitadores certificados e arquitetos, bem como profissionais do setor imobiliário, que expressam diferentes visões. A pesquisa se mostra pertinente pois este crescente modelo de comunidade tem sido apontado por diversos teóricos como alternativa para o desenvolvimento sustentável e um novo processo de desenvolvimento habitacional.  Algumas experiências são reconhecidas como micro laboratórios para modelos urbanos inovadores de interação social com abordagens “bottom-up”. Isto posto, espera-se colaborar para a ampliação do debate acadêmico sobre cohousing, fornecer contribuições relevantes aos grupos em formação e a diferentes segmentos profissionais, bem como estimular possíveis ações propositivas no campo da habitação em busca da sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Presidente - Interno ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2361011 - BEATRIZ TAMASO MIOTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ULISSES DEMARCHI SILVA TERRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545979 - FRANCISCO DE ASSIS COMARU