PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS GRACIOSI PINTO

DISCENTE : MATHEUS GRACIOSI PINTO
DATA : 04/11/2020
LOCAL: São Bernardo do Campo

A construção da política de urbanização de favelas no Município de Santo André e as intervenções na favela Tamarutaca

A despeito da relevância dos resultados das urbanizações de favela na promoção da melhoria das condições de vida dos moradores, as intervenções nem sempre alcançam patamares adequados de qualidade e são de difícil execução e conclusão, isso porque são processos longos, morosos, custosos e lidam com um território complexo, permeado por vulnerabilidades de diversas naturezas. Observa-se que sob a denominação de urbanização há iniciativas de características muito distintas e que alcançam resultados diferenciados. Parte-se do pressuposto de que os resultados alcançados se relacionam com vários fatores, tais como os modelos institucionais e as metodologias de intervenção estabelecidas/adotadas pelos governos municipais. A Região do ABC é pioneira em urbanização de favelas e o Município de Santo André destaca-se por ter estruturado, no início da década de 1990, programas de urbanização de favelas que foram aprimorados e tornaram-se referência nacional, seja pelo reconhecimento através de prêmios nacionais e internacionais, seja pela utilização de seus programas e metodologias para políticas à nível nacional. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a construção da política de urbanização de favelas no Município de Santo André, as estratégias e metodologias de urbanização de favelas adotadas pelo Município nas décadas de 1990 e 2000 e verificar de que forma lidaram com a complexidade e limitações inerentes desse tipo de atuação por meio do estudo de caso da favela Tamarutaca.

Presidente - Interno ao Programa - 1671277 - ROSANA DENALDI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ADAUTO LUCIO CARDOSO - UFRJ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA DE LOURDES ZUQUIM - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA