PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMANTHA LOPES INÁCIO DA SILVA

DISCENTE : SAMANTHA LOPES INÁCIO DA SILVA
DATA : 03/03/2020
LOCAL: sala S24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

O impacto da filosofia de Nietzsche na obra Psicologia do Inconsciente de C.G. Jung

No presente trabalho, será apresentada e discutida a influência da filosofia de Friedrich W. Nietzsche na obra de Carl Gustav Jung, Über die Psychologie des Unbewussten (Psicologia do Inconsciente), de 1912. A proposta da dissertação é explanar como o conceito “Wille zur Macht”, a vontade de potência presente no pensamento nietzschiano, pode ser identificado e analisado dentro da obra junguiana. Dessa forma, a ideia principal consiste em explanar como Jung se beneficia do conceito “Wille zur Macht” de F. Nietzsche para resolver o problema da unilateralidade observada na teoria da neurose de Sigmund Freud. Analisando primeiramente como Jung identifica lacunas na teoria da repressão freudiana, torna-se evidente a compreensão para uma outra interpretação sobre a neurose, e esta possibilidade sobre um outro ponto de vista, como consta em sua obra, se dá através da apropriação que Alfred Adler faz do conceito “Wille zur Macht’ de Nietzsche. Enquanto Freud defende a pulsão sexual como força motriz, Adler, por sua vez, usa da vontade de potência nietzschiana para sua teoria quanto ao poder do eu exercido na manifestação neurótica. Assim, justapondo a analisando as duas teorias, Jung apresentará sua síntese sobre os Tipos Psicológicos, evidenciando uma nova formulação quanto à compreensão da neurose. Esta síntese em Psicologia do Inconsciente é possível, como objetiva a hipótese desse trabalho, por fim, devido à influência e ao impacto do termo “Wille zur Macht” da filosofia de Nietzsche, discutida através da psicologia adleriana.

Presidente - Interno ao Programa - 1945050 - LUCIANA ZATERKA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1837751 - FERNANDO COSTA MATTOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUÍS EDUARDO XAVIER RUBIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1839786 - FLAMARION CALDEIRA RAMOS