PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FERNANDA GONSALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE : MARIA FERNANDA GONSALVES DE OLIVEIRA
DATA : 18/11/2019
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

A epistemologia do pensamento feminista a partir de uma afro-perspectiva

O presente trabalho pretende demonstrar os principais contornos e princípios de uma epistemologia que aborde o feminismo e os estudos de gênero através de uma afroperspectiva. A partir do diagnóstico do maafa, um termo suáli que designa o holocausto negro e a consequente desgraça que acomete os povos da África e da diáspora africana após a colonização europeia e escravidão negra, o trabalho identifica o sistemático racismo epistêmico que acomete historicamente a racionalidade moderna, resvalando nos estudos de gênero que solapam, apagam e invisibilizam a produção de conhecimento de mulheres não-brancas, as mulheres do Sul Global. Através da exposição dos princípios e características da epistemologia do pensamento feminista negro com base nos estudos de Patrícia Hill Collins em diálogo com pensadoras do feminismo negro - Grada Kilomba, Angela Davis, bell hooks e Lélia Gonzales entre outras - o trabalho  se dispõe a evidenciar como estes princípios e características do pensamento feminista negro constituem critérios para reivindicações de validação de conhecimento presentes em toda a prática política da atuação de mulheres do Sul Global, atuação que nasce enquanto resistência deste grupo de mulheres diante da matriz de opressão interseccional que engloba raça, classe, gênero, sexualidade, nacionalidade, idade, entre outras categorias. Estas reivindicações de validação de conhecimento que nascem da atuação política das mulheres do Sul Global estabelecem uma consistente interface com o conhecimento especializado produzido na academia, de forma que se constituem como importantes elementos a serem trabalhados pela filosofia política ao se referirem à problemas estruturais da contemporaneidade.

Presidente - Interno ao Programa - 2244904 - SUZE DE OLIVEIRA PIZA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3065770 - BRUNA MENDES DE VASCONCELLOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA - UFBA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1228901 - ALEXIA CRUZ BRETAS