A epistemologia do pensamento feminista a partir de uma afro-perspectiva
O presente trabalho pretende demonstrar os principais contornos e princípios de uma epistemologia que aborde o feminismo e os estudos de gênero através de uma afroperspectiva. A partir do diagnóstico do maafa, um termo suáli que designa o holocausto negro e a consequente desgraça que acomete os povos da África e da diáspora africana após a colonização europeia e escravidão negra, o trabalho identifica o sistemático racismo epistêmico que acomete historicamente a racionalidade moderna, resvalando nos estudos de gênero que solapam, apagam e invisibilizam a produção de conhecimento de mulheres não-brancas, as mulheres do Sul Global. Através da exposição dos princípios e características da epistemologia do pensamento feminista negro com base nos estudos de Patrícia Hill Collins em diálogo com pensadoras do feminismo negro - Grada Kilomba, Angela Davis, bell hooks e Lélia Gonzales entre outras - o trabalho se dispõe a evidenciar como estes princípios e características do pensamento feminista negro constituem critérios para reivindicações de validação de conhecimento presentes em toda a prática política da atuação de mulheres do Sul Global, atuação que nasce enquanto resistência deste grupo de mulheres diante da matriz de opressão interseccional que engloba raça, classe, gênero, sexualidade, nacionalidade, idade, entre outras categorias. Estas reivindicações de validação de conhecimento que nascem da atuação política das mulheres do Sul Global estabelecem uma consistente interface com o conhecimento especializado produzido na academia, de forma que se constituem como importantes elementos a serem trabalhados pela filosofia política ao se referirem à problemas estruturais da contemporaneidade.