PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de DEFESA: LEONARDO DE SERQUEIRA MAURO

DISCENTE : LEONARDO DE SERQUEIRA MAURO
DATA : 30/10/2019
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Da filosofia à astronomia: Johannes Kepler e a obtenção das leis dos movimentos planetários

O presente trabalho visa abordar a importância que o pensamento apriorístico e metafísico traz para a formulação das teorias filosóficas e científicas. Na história da astronomia, estas formas de se abordar um problema têm sido combinadas de diversas maneiras com o empirismo, pois é necessário se confrontar a tese com a experimentação. Para entendermos como a teoria pode estar aliada à experimentação, vamos estudar a maneira como Johannes Kepler, astrônomo, matemático e filósofo, obteve as leis do movimento planetário conhecidas como as "três leis de Kepler", utilizando parte do que havia sido experimentado por outro grande cientista da época, Tycho Brahe, o heliocentrismo de Copérnico e expedientes matemáticos desenvolvidos por Ptolomeu. A teoria kepleriana estava fundamentada em seus estudos matemáticos e filosóficos, mas sua crença em um Criador geômetra não era suficiente para sustentar o modelo por ele proposto. Após coletar novos dados experimentais e rever seus métodos de abordagem, Kepler pôde, enfim, unir a teoria com a experimentação, a física com a astronomia, e esta nova abordagem deu origem à Astronomia moderna.

Presidente - Interno ao Programa - 1765448 - ANASTASIA GUIDI ITOKAZU
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDEMIR ROQUE TOSSATO - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - HOMERO SILVEIRA SANTIAGO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1945050 - LUCIANA ZATERKA