PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO RODRIGUES DE LARA

DISCENTE : EDUARDO RODRIGUES DE LARA
DATA : 01/12/2023
LOCAL: Sala 208 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC
UMA CRÍTICA FILOSÓFICA AO CONCEITO DE EU EM FREUD E SUA RELAÇÃO COM A MODERNIDADE

Esta dissertação visa aferir a distância entre a concepção freudiana teórica do Eu e a concepção moderna de sujeito, bem como os restos de modernidade da obra freudiana. Para isso, apresentaremos a construção dedutiva do Eu de Descartes a partir do cogito e a subjetividade transcendental de Kant, utilizados como exemplos da centralidade do sujeito, identificado com a razão, no ato de conhecer e codificar legitimamente o mundo. Passaremos para o descentramento operado pelos filósofos contemporâneos e o breve exemplo do desmonte que Nietzsche realiza sobre esses dois filósofos modernos para, então, chegarmos a Freud. Destacando três importantes momentos de sua obra, representados por três importantes textos, analisamos as nuances do conceito de Eu em cada uma delas para concluirmos que este perde a centralidade mas preserva a ilusão de unidade; e que Freud, quanto mais se afasta da moralidade, mais radicaliza a psicanálise enquanto uma experiência inter-subjetiva.

Presidente - Interno ao Programa - 2244904 - SUZE DE OLIVEIRA PIZA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249486 - SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - WILSON DE ALBUQUERQUE CAVALCANTI FRANCO - FESPSP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - BRUNO REIKDAL LIMA