PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDINO PATRIOTA DE ALMEIDA COELHO

DISCENTE : SANDINO PATRIOTA DE ALMEIDA COELHO
DATA : 14/11/2023
LOCAL: online
Para uma filosofia do signo ideológico: uma introdução ao pensamento de Valentin Volochinov.

A análise conjunta dos textos produzidos por Valentin Nikoláievitch Volóchinov - no período em que este trabalhou como pesquisador e professor do Instituto de História Comparada das Literaturas e Línguas do Ocidente e do Oriente (ILIAZV) - é uma oportunidade para a reconsideração de várias problemas importantes da filosofia da linguagem, a partir da concepção do Signo enquanto um ente ideológico. Buscamos com este trabalho fazer a identificação de um vocabulário de seu pensamento, indicando onde e como seus principais conceitos aparecem e como estão relacionados no interior da totalidade da obra, construindo coerência e progressão. Buscamos, ainda, fazer a descrição geral do contexto de produção de sua obra estabelecendo as ligações epistemológicas que lhes são próprias e procurando estabelecer os limites e as potencialidades de sua crítica e de sua fundamentação teórica, no que diz respeito, de um lado, à tradição marxista em filosofia e, de outro lado, à corrente neokantiana, através a obra de Ernst Cassirer.

Presidente - Interno ao Programa - 131.542.998-58 - MARCELO SILVA DE CARVALHO - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RODNEI ANTONIO DO NASCIMENTO - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO SÉRGIO DE SOUZA JÚNIOR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2244904 - SUZE DE OLIVEIRA PIZA