PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIK VINICIUS TORRANO DO ESPÍRITO SANTO

DISCENTE : ERIK VINICIUS TORRANO DO ESPÍRITO SANTO
DATA : 21/11/2023
LOCAL: Sala 212 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

A filosofia política de Charles Taylor em diálogo com o liberalismo igualitário

A dissertação tem como objetivo principal investigar e compreender o pensamento do filósofo canadense Charles Taylor, sobretudo no que se refere às suas reflexões sobre a ética e a política. Para isso, iremos investigar, primeiramente, o conceito de identidade, para compreender como ele atua de maneira importante para o entendimento dos assuntos em torno da ética e da política. Passado este momento, ainda no primeiro capítulo, iremos esclarecer a perspectiva filosófica de linguagem que o autor possui, bem como o papel que a mesma desempenha na identidade individual e comunitária.

No segundo capítulo do texto pretendemos utilizar as reflexões políticas de John Rawls e Will Kymlicka para compreender com maior profundidade o pensamento político de Taylor através das aproximações e afastamentos do mesmo frente aos pensamentos de dois expoentes do liberalismo contemporâneo. É necessário informar aos leitores e leitoras que optamos por fazer um recorte na referida tradição, uma vez que abordá-la em sua totalidade seria um trabalho mais extenso do que o projeto de pesquisa pretende efetuar. Sendo assim, elegemos como principais representantes do liberalismo contemporâneo os filósofos John Rawls e Will Kymlicka. Os filósofos em questão foram selecionados porque suas posições procuram equalizar fundamentos liberais com preocupações sociais, conforme bem descreve Carlos Matheus, quando assevera que o pensamento expressado por Rawls, na obra Uma Teoria da Justiça, busca superar uma disputa existente entre liberdades individuais e liberdades coletivas (FERRARI, 2019). Nesse mesmo sentido escreve Denilson Luis Werle, quando ressalta a centralidade que o livro de Rawls teve no debate filosófico político contemporâneo, uma vez que o mesmo também foi criticado por filósofos de sua linha política de pensamento, que procuravam dar suas próprias soluções filosóficas, a partir da tradição liberal, para os fundamentos liberais-igualitários de uma sociedade (RAMOS, MELO, FRATESCHI, 2018), isto é, respostas que possam “reconciliar liberdade individual e igualdade social” (FORST, 2010, p.10). Portanto, optamos por escolher os referidos filósofos porque são os representantes da corrente liberal política que proporcionam, em suas reflexões, uma preocupação mais elevada com questões de igualdade social e liberdades coletivas, preocupações estas que muitas vezes são deixadas em segundo plano por outros representantes da corrente.

No terceiro capítulo pretendemos voltar à investigação dos trabalhos de Taylor, de forma que possamos, talvez, compreender o que seria o outro modelo liberal com base republicana, que é o modelo alternativo ao “liberalismo procedimental”. Neste capítulo iremos trabalhar conceitos importantes para compreender com profundidade a proposta política do autor, investigando conceitos como os “bens sociais”, os “imaginário social e hiperbens”, a “sociedade civil”, as “instituições” e a “liberdade” - para além da liberdade negativa e positiva.

Presidente - Interno ao Programa - 1837751 - FERNANDO COSTA MATTOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2923651 - BRUNO NADAI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FLÁVIO AZEVEDO REIS - NENHUMA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3066348 - MICHELA BORDIGNON