ENSINO DE FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA DAS VIRTUDES: por uma educação filosófica a partir de virtudes intelectuais.
Este trabalho parte da seguinte questão: quais podem ser os sentidos formativos do ensino de filosofia na Educação Básica? Para tanto, busca pôr em diálogo dois campos de pesquisa filosófica: primeiro, o Ensino de Filosofia, e segundo, a Epistemologia das Virtudes. A hipótese a ser defendida é a de que alguns dos sentidos formativos concebidos no âmbito do Ensino de Filosofia podem ser instanciados através da educação para virtudes intelectuais. Para tanto, elabora-se o seguinte percurso: no primeiro capítulo, são apresentados três sentidos formativos para o ensino de filosofia – a formação cidadã, o pensamento crítico e a apropriação de conteúdos filosóficos; no segundo capítulo, investigam-se as consequências de uma aplicação do instrumental teórico da Epistemologia das Virtudes na educação, a fim de defender que desenvolver e cultivar virtudes intelectuais é um objetivo desejável e factível para a Educação Básica; no terceiro e último capítulo, analisa-se como esse objetivo pode corroborar para a efetivação dos sentidos formativos do ensino de filosofia apresentados anteriormente.