PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL GANDARA DAMICO

DISCENTE : RAFAEL GANDARA DAMICO
DATA : 27/06/2023
LOCAL: Sala 212 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Qual é o Marx de Foucault? Da luta de classes à guerra civil neoliberal

No curso Nascimento da biopolítica, Michel Foucault trata do neoliberalismo. Para Foucault, o neoliberalismo é algo diferente, pois não é a sociedade retratada no Livro I do Capital. O presente trabalho busca problematizar e desdobrar a afirmação sobre Marx e o Capital. Se, diz Foucault, o neoliberalismo não é a sociedade retratada no Livro I do Capital, essa afirmação pode ser desdobrada para apurar com mais exatidão qual é essa rejeição que Foucault faz de Marx no Nascimento da biopolítica. Para tratar da questão, buscamos compreender se Foucault rejeita o marxismo, parcela dele, o Livro do I do Capital ou parcela dele, Marx ou apenas parte de sua obra. Em um primeiro momento, recuando aos textos dos Ditos e escritos e aos cursos A sociedade punitiva e Em defesa da sociedade, avaliamos se, em alguma medida, Marx ainda funciona para Foucault. O Ditos e escritos e os cursos mencionados trazem indicativos sobre o que Foucault pensava sobre Marx. Em um segundo momento, a análise foca no lugar de Marx na análise do foucaultiana do neoliberalismo. Em ambos os casos, o fio condutor da análise é a leitura que Foucault faz da leitura da noção de luta classes vindas de Marx e alguns marxistas. Por fim, na chave da luta classes, pretendemos tratar da guerra civil neoliberal e pensar como o sujeito neoliberal lida com e vive essa guerra.

Presidente - Interno ao Programa - 1822905 - CARLOS EDUARDO RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249486 - SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LORENA DE PAULA BALBINO - UFSCAR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3066348 - MICHELA BORDIGNON