O Conhecimento Científico como um Conhecimento Social: o Empirismo Contextual Crítico de Helen Longino
A filósofa estadunidense Helen Longino, defendeu a tese da sociabilidade do conhecimento em que as interações sociais têm papel relevante na produção de conhecimento. Nesta pesquisa examinamos o Empirismo Contextual Crítico proposto por Longino, no intuito de aprofundar o debate teórico a respeito da concepção de conhecimento. Na perspectiva da autora, a sociabilidade do conhecimento se faz necessária para alcançar uma objetividade capaz de controlar, em alguma medida, as preferências subjetivas dos indivíduos. Ademais, defende uma concepção de conhecimento plural, provisório, parcial e local, que leve em consideração seu contexto material, intelectual e social específico. Para tanto, os conceitos de objetividade, raciocínio, observação e interação são discutidos e analisados para justificar a pertinência de um conhecimento social e complexo. Todas essas questões são aprofundadas nos debates da epistemologia social ocorridos na década de 1990, em que, os fatores sociais (políticos, econômicos, culturais) influenciam as concepções de conhecimento, e por extensão, o conhecimento científico. O principal tema de investigação da epistemologia social é compreender como fatores sociais influenciam as concepções de conhecimento. Isto porque, filósofos e outros teóricos consideram a ciência como o melhor modelo que temos de produção de conhecimento.