PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ RENATO SEIXAS MAFFEI

DISCENTE : LUIZ RENATO SEIXAS MAFFEI
DATA : 07/02/2023
LOCAL: Sala 211 do Bloco Delta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

Imaginação e passividade em Espinosa

A respeito do tratamento que Espinosa dá à imaginação, tem sido frequente apontar a possibilidade de reabilitá-la enquanto virtude humana, em vista de um uso ativo e livre, como diferencial da Ética perante suas outras obras. De outro modo, esta pesquisa pretende investigar como o estudo de aspectos limitados e limitantes da imaginação também teve um aporte conceitual na Ética. Para tanto, inicialmente será preciso estabelecer o sentido em que é lícito afirmar tal limitação, referente à passividade na conformação de ideias das afecções do corpo, cujas causas suplantam a potência da mente. Daqui seguirá um exame de como diferentes modos de imaginar podem ser relacionados à força das paixões, problema suscitado na leitura da Parte 4 da Ética.

Presidente - Interno ao Programa - 2357762 - JOSE LUIZ BASTOS NEVES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUÍS CÉSAR OLIVA - USP