PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO HENRIQUE PEREIRA
DATA : 17/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES (INTERNET)
TÍTULO:

A teoria do estranhamento no último Lukács: uma reconstrução a partir de ‘Para uma ontologia
do ser social’.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

No segundo volume de ‘Para uma Ontologia do Ser social’, Lukács inicia o capítulo sobre o estranhamento caracterizando este como “um fenômeno exclusivamente histórico-social”, que assume “formas historicamente sempre diferentes”, a depender das especificidades do momento histórico, do modo de produção, da sociedade e da cultura em que ele ocorre. Entretanto, apesar das diferentes formas que o fenômeno do estranhamento assume, Lukács analisa que há uma essência substancial deste, que pode ser sintetizada na seguinte definição geral:

“o desenvolvimento das forças produtivas é necessariamente ao mesmo tempo o desenvolvimento das capacidades humanas. Contudo – e nesse ponto o problema do estranhamento vem concretamente à luz do dia –, o desenvolvimento das capacidades humanas não acarreta necessariamente um desenvolvimento da personalidade humana. Pelo contrário: justamente por meio do incremento das capacidades singulares ele pode deformar, rebaixar etc. a personalidade humana.”

Em outras palavras, o estranhamento pode ser definido como um fenômeno histórico-social que ocorre quando há um antagonismo entre o desenvolvimento das capacidades singulares dos indivíduos e o desenvolvimento de suas personalidades, de forma que o desenvolvimento das segundas é obstaculizado pelo desenvolvimento das primeiras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1837751 - FERNANDO COSTA MATTOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2923651 - BRUNO NADAI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VITOR BARTOLETTI SARTORI - UFMG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2297308 - NATHALIE DE ALMEIDA BRESSIANI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - LUIZ SERGIO REPA - USP
Notícia cadastrada em: 01/02/2022 17:23
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod