A REPRESENTAÇÃO DA MULHER COMO CONSTRUCTO DE SI MESMA: UM DIÁLOGO ENTRE SIMONE DE BEAUVOIR E PEDRO ALMODÓVAR
Esta pesquisa pretende realizar um estudo de O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir, confrontando-o com a obra cinematográfica de Pedro Almodóvar, mais especificamente com o filme Volver, a partir da noção de conceito-imagem de Julio Cabrera. De um lado, temos Simone de Beauvoir, que em O Segundo Sexo apresenta um diagnóstico sobre a situação da mulher e das causas de sua dificuldade de se afirmar como sujeito. De outro, o cineasta Pedro Almodóvar, que em diversos filmes retrata mulheres fortes que ocupam a posição de sujeitos, assumindo por vezes comportamentos associados à masculinidade. Faremos, inicialmente, uma análise de O segundo sexo, com o objetivo de reconstruir o que Beauvoir compreende como situação da mulher (sua outrificação, os mitos que a perseguem), além de nos debruçarmos sobre o conceito de liberdade existencial na perspectiva da filósofa francesa. Para isso, visamos a analisar o longa-metragem Volver, de Almodóvar, mostrando como ele explicita e traz à luz a questão da autoafirmação da subjetividade das mulheres, tema caro a Beauvoir. Com isso, procuraremos investigar a possibilidade de a mulher encontrar os caminhos da transcendência, evocada por Beauvoir, a partir das personagens de Almodóvar. Por meio desse enfrentamento, entre filosofia e cinema, buscaremos analisar então a almejada emancipação feminina, que parece tomar corpo nas personagens criadas por Almodóvar. Logo, a relação com o cinema despertaria questões e elementos presentes no pensamento de Beauvoir.