PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: RAFAEL ENRIQUE GUTIERREZ ARAUJO

DISCENTE : RAFAEL ENRIQUE GUTIERREZ ARAUJO
DATA : 01/09/2020
LOCAL: Remoto

RESOLUÇÃO, ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS DE GEOMETRIA DINÂMICA: ESTUDO DE SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A pesquisa tem como objeto de estudo os saberes profissionais que são mobilizados na formação continuada de professores que ensinam matemática, orientados à resolução, à análise e à elaboração de tarefas investigativas de geometria dinâmica (TIGD) para o ensino de geometria na Educação Básica. Este estudo orientou-se pela pergunta de pesquisa: como um grupo de professores que ensinam matemática, em um contexto de formação continuada, mobilizam saberes vinculados à resolução, à análise e à elaboração de TIGD para o ensino de geometria na Educação Básica? Para respondê-la, estabeleceu-se o objetivo de pesquisa analisar a forma em que um grupo de professores que ensinam matemática, em um contexto de formação continuada, mobilizam saberes vinculados à resolução, à análise e à elaboração de TIGD para o ensino de geometria na Educação Básica. A dissertação, em formato multipaper, está estruturada em três partes. A primeira parte contempla a introdução, em que são descritos aspectos como a trajetória acadêmica e profissional do autor, a pergunta diretriz e seu processo de construção, a relevância, os objetivos e o contexto de estudo, assim como os procedimentos metodológicos delimitados para responder a pergunta de pesquisa. Na segunda parte apresentam-se três capítulos que correspondem aos artigos. No capítulo I descreve-se a revisão de literatura realizada para conhecer o estado de conhecimento do objeto de estudo. Foi desenvolvida uma metassíntese, que consistiu na análise e no confronto de 21 artigos científicos obtidos após um processo de busca em três bases de dados. No capítulo II debruça-se no marco teórico utilizado para analisar os dados empíricos da pesquisa. Para a constituição do marco foram utilizados os conceitos de saber e labor conjunto fornecidos pela Teoria da Objetivação (TO), e adaptados ao contexto da formação continuada de professores que ensinam matemática, orientado à resolução, à análise e à elaboração de TIGD para o ensino de geometria. No capítulo III descreve-se a pesquisa empírica. Para tal, empregou-se um procedimento metodológico que permitiu identificar e examinar sete eventos críticos que forneceram informação sobre como os saberes de interesse da pesquisa foram mobilizados por dez professores que ensinam matemática em situação de formação continuada, enquanto interagiam entre si e com o formador para resolver um conjunto de tarefas. Por fim, a terceira e última parte da dissertação está dedicada a algumas reflexões finais, realizando um olhar retrospectivo do desenvolvimento da pesquisa e apontando possíveis pesquisas futuras.

Presidente - Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA - UNIAN-SP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELO ALMEIDA BAIRRAL - UFRRJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT