PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: SILVIA LUMENA LIFKE DE SÁ

DISCENTE : SILVIA LUMENA LIFKE DE SÁ
DATA : 20/08/2020
LOCAL: Remota

Alfabetização Científica e as Visões de Ensino e de Aprendizagem de Ciências da Natureza de Pedagogas(os) Formados em Diferentes Instituições de Ensino Superior

Considerando a formação inicial dos professores como uma etapa fundamental para o exercício da docência, neste estudo apuramos o olhar quanto às ideias que os pedagoga(os) recém-formados têm a respeito do ensino e da aprendizagem de Ciências da Natureza e como a Alfabetização Científica está inserida neste contexto. As(os) participantes foram sete pedagogas(os) recém-formadas(os), em instituições de ensino superior, da região metropolitana de São Paulo. As fontes de dados foram transcrições de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e guiadas por questões abertas. As análises, orientadas por uma perspectiva qualitativa, envolveram a criação de códigos e categorias a partir das falas dos participantes em diálogo com aspectos da literatura sobre Alfabetização Científica. Os resultados indicam que as(os) participantes atribuem diferentes papéis ao professor e ao estudante, contrapondo-se a visões pautadas pelo método tradicional em que o professor “transmite” conhecimentos aos estudantes que são vistos como receptores passivos de conhecimentos no contexto da sala de aula. Percebemos também que os(as) participantes, além de reconhecerem a importância de diversos saberes a serem ensinados, atribuem valor à abordagem a ser adotada no processo, visando formar cidadãos que cada vez mais percebam a interação entre os conhecimentos escolares e seu cotidiano, assim como para torná-los mais críticos e ativos. Apesar dessas aproximações com as perspectivas da Alfabetização Científica, identificamos alguns aspectos a serem problematizados. Em primeiro lugar, apesar de no conjunto de participante todas essas perspectivas estão presentes, há variação significativa entre os indivíduos, ou seja, algumas(ns) pedagogas(os) discutem alguns aspectos e outros não. Isso indica que as visões ainda são relativamente parciais e fragmentadas e são bastante influenciadas por contextos de atuação e de formação. Além disso, os participantes não explicitam uma associação ou articulação de suas visões com a noção de Alfabetização Científica, indicando uma compreensão ainda superficial e pouco consistente desse construto. Ao final, apresentamos implicações para a formação de professoras(es) dos anos iniciais, considerando desafios em relação ao ensino de Ciências da Natureza.

Presidente - Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LÚCIA HELENA SASSERON ROBERTO - FEUSP