Diferentes momentos de formação do professor crítico reflexivo: a estética e a ética em tempos de reafirmar o s
Esta dissertação é produto e suporte dos caminhos percorridos durante o processo de pesquisa e de escrita desenvolvidos em um mestrado, que se propõe olhar e investigar a formação de professores. As concepções teóricas que baseiam e guiam as discussões foram incorporadas na medida em que a identificação entre ideais, experiências vividas e conflitos da pesquisadora encontravam pensamentos estruturados e escritos que permitiam construções de sentidos e interpretações do mundo. A formação de professores pautada pelas concepções do profissional reflexivo e do intelectual crítico, a ética e a estética como dimensões do ser gente, de fazer-se humano e do ser profissional docente, foram aspectos com os quais a pesquisa foi concebida e construída. Ao olhar sua própria formação, a pesquisadora destacou momentos que marcaram sua trajetória como docente iniciante: a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realização das atividades de Estágio Supervisionado e a atribuição de aulas considerada como efetiva docência. Sem poder partir de outro lugar, que não a sua própria história, a pesquisadora buscou ouvir outros três professores iniciantes, que passaram pelos mesmos três momentos durante suas trajetórias de formação, e investigou se e de que forma a ética e a estética emergiam de suas falas sobre as referidas experiências. Tal investigação foi baseada em aproximações e não afirmações absolutas, identificações e não categorizações das falas dos participantes. Aproximando-se dos sentidos e significados das falas na entrevista, por meio de sua apreensão e construção de núcleos de significados como base para a análise e discussão dos dados, pudemos considerar que a ética e a estética emergiram nas falas dos participantes relacionadas à reflexão. A ética pode ser notada pela preocupação e comprometimento que os participantes demostraram ter com suas práticas como docentes, ao relatarem preocupações com a formação dos estudantes, postura e autoestima desses, além de refletirem e questionarem se estão agindo da melhor e mais coerente forma e tomando decisões em seus planejamentos e interações na sala de aula de acordo com a visão de educação que carregam. A estética também pode ser considerada na reflexão que os participantes relataram, pois aos refletirem também demostraram buscar reconstrução de suas formas de agir e pensar a partir do que sentiram e como sentiram em suas experiências na escola e na sala de aula.