Potencialidades pedagógicas da história da estatística para os anos finais do Ensino Fundamental
O seguinte trabalho tem como objetivo considerar os argumentos reforçadores das potencialidades pedagógicas e questionadores da História da Matemática, segundo Miguel (1997), apoiados por pesquisa bibliográfica sobre a História da Estatística e desenvolvimento de atividades para a utilização em salas de aula da Educação Básica dos conceitos básicos estatísticos como população, amostra, gráficos e tabelas estatísticas, medidas de tendência central e de dispersão, dentre outros. Assim, serão utilizadas as atividades propostas por Oliveira Júnior, Cardoso e Delalíbera (2017) que foram descritas e categorizadas e relatadas em forma de texto, para que sejam desenvolvidas componentes de uma sequência didática que busca reproduzir fatos constituintes do desenvolvimento histórico de conteúdos estatísticos tais como a elaboração e análise de gráficos e tabela e conceitos básicos que fundamentam esta área do conhecimento, para que, a partir destas atividades, seja possível por parte dos alunos a apreensão dos conteúdos estatísticos estudados. Nesta investigação, a Teoria das Situações Didáticas - TSD servirá de suporte para a avaliação da atividade de intervenção apoiado em proposta pedagógica utilizando a história da Estatística para alunos do nono ano do Ensino Fundamental, buscando o desenvolvimento de competências e habilidades relativas às noções estatísticas básicas.