PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA SALERNO

DISCENTE : SANDRA SALERNO
DATA : 30/07/2020
LOCAL: Santo André

Potencialidades pedagógicas da história da estatística para os anos finais do Ensino Fundamental

O seguinte trabalho tem como objetivo considerar os argumentos reforçadores das potencialidades pedagógicas e questionadores da História da Matemática, segundo Miguel (1997), apoiados por pesquisa bibliográfica sobre a História da Estatística e desenvolvimento de atividades para a utilização em salas de aula da Educação Básica dos conceitos básicos estatísticos como população, amostra, gráficos e tabelas estatísticas, medidas de tendência central e de dispersão, dentre outros. Assim, serão utilizadas as atividades propostas por Oliveira Júnior, Cardoso e Delalíbera (2017) que foram descritas e categorizadas e relatadas em forma de texto, para que sejam desenvolvidas componentes de uma sequência didática que busca reproduzir fatos constituintes do desenvolvimento histórico de conteúdos estatísticos tais como a elaboração e análise de gráficos e tabela e conceitos básicos que fundamentam esta área do conhecimento, para que, a partir destas atividades, seja possível por parte dos alunos a apreensão dos conteúdos estatísticos estudados. Nesta investigação, a Teoria das Situações Didáticas - TSD servirá de suporte para a avaliação da atividade de intervenção apoiado em proposta pedagógica utilizando a história da Estatística para alunos do nono ano do Ensino Fundamental, buscando o desenvolvimento de competências e habilidades relativas às noções estatísticas básicas.

Presidente - Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3041902 - ELISABETE MARCON MELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS BROLEZZI - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO