A LINGUAGEM PROBABILÍSTICA PARA O FINAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO PROBABILÍSTICO
Consideramos que o estudo de conceitos probabilísticos a partir dos anos iniciais é essencial à formação da criança, visto que no mundo atual, diariamente, recebemos uma grande quantidade de informações, necessitando inclusive, compreender fenômenos aleatórios ou não aleatórios. Além disso, segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) a formação de conceitos de natureza probabilística deve ser estimulada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, neste estudo nos concentraremos em descrever e analisar como emergem elementos linguísticos no processo de ensino e aprendizagem de probabilidade, entendida como uma linguagem precisa e especializada e apoiada em Vásquez e Alsina (2017), Vásquez (2018) e no programa de ensino desenvolvido por Nunes et al. (2012). Para isso, realizaremos um estudo exploratório com alunos do quinto ano do ensino fundamental (cerca de 10-11 anos) que tenham recebido algum tipo de instrução prévia sobre o assunto. Especificamente, a multiplicidade de termos, expressões orais e escritas, símbolos e representações utilizadas quando se pretende que os alunos aprendam o conceito de forma gradual e adquiram os respectivos conceitos básicos em probabilidade. Esperamos que os resultados mostrem a predominância de palavras e expressões verbais da língua comum relacionado principalmente ao significado intuitivo de probabilidade. Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no Brasil, a formação de conceitos de natureza probabilística deve ser estimulada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste estudo descreveremos e analisaremos como emergem elementos linguísticos no processo de ensino e aprendizagem de probabilidade, entendida como uma linguagem precisa e especializada. Para isso, realizaremos um estudo exploratório com alunos do quinto ano do ensino fundamental (cerca de 10-11 anos) que tenham recebido algum tipo de instrução prévia sobre o assunto. Por meio da análise ontosemiótica, buscaremos identificar e explicar a multiplicidade de termos, expressões orais e escritas, símbolos e representações utilizadas quando se pretende que os alunos aprendam o conceito de forma gradual e adquiram os respectivos conceitos básicos em probabilidade. Esperamos que os resultados mostrem a predominância de palavras e expressões verbais da língua comum relacionado principalmente ao significado intuitivo de probabilidade.