PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: ALESSANDRA MARQUES FERREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : ALESSANDRA MARQUES FERREIRA DOS SANTOS
DATA : 28/07/2020
LOCAL: por participação remota: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcia-15

Abordagem histórica aliada a recursos diversificados de ensino: uma proposta didática sobre o estudo da formação das cores na ótica.

Este trabalho busca trazer uma nova abordagem para o estudo do processo de formação das cores na óptica. Através da investigação e do resgate da História das Ciências, associados a recursos diversificados de ensino, o desenvolvimento do saber científico mostrou ser uma alternativa significativa no direcionamento de uma visão das ciências como atividade humana e social, possibilitando ao aluno estabelecer conexões no entendimento da construção do conhecimento. Ainda, nesta pesquisa serão analisadas as contribuições da História das Ciências, com o uso de fontes históricas diversas, como forma de ampliar a compreensão dos saberes científicos e do desenvolvimento das Ciências, as potencialidades da utilização de recursos diversificados, implementadas através de uma sequência didática, bem como observar se esta forma de abordagem, na prática em sala de aula, promove a discussão e a reflexão no ensino de Física. Este conteúdo, estudado por um ramo específico da Física, dá margem para dúvidas, uma vez que a formação das cores pode ocorrer através de fenômenos distintos. Vale ressaltar que nem todos percebem o mundo da mesma forma, por isso o uso de diferentes recursos poderia preencher lacunas no aprendizado do aluno. Dessa forma, pretende-se analisar a viabilidade de se trabalhar esse tema com diferentes instrumentos, as possíveis dificuldades na implantação e a contribuição no aprendizado dos alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola técnica pública paulista.  Além disso, serão apresentados os desafios deste tipo de intervenção, uma autoanálise do processo de implementação da sequência didática, bem como uma reflexão crítica acerca das atividades propostas.

Presidente - Interno ao Programa - 1656374 - MARCIA HELENA ALVIM
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - IVÃ GURGEL - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS