PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: KARINA ASSUNÇÃO DE BARROS JOSÉ

DISCENTE : KARINA ASSUNÇÃO DE BARROS JOSÉ
DATA : 24/06/2020
LOCAL: Acesso Remoto

ELABORAÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: IMPACTOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

As questões sociocientíficas (QSC) são indagações que envolvem dimensões sociais, políticas, econômicas, morais, éticas, cognitivas e interdisciplinares, a proposição delas à estudantes possibilita que eles reflitam sobre o papel e a natureza da ciência e compreendam como os avanços da ciência e tecnologia afetam a sociedade e o ambiente no qual eles estão inseridos. Assume-se que a discussão destas questões em um curso de graduação possibilita que os estudantes confronte as suas vivências individuais e coletivas e incentiva o compromisso dos estudantes em tomarem medidas apropriadas, responsáveis e efetivas acerca das questões ligadas à ciência, a ordem social, econômica, ambiental e moral-ética. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as questões sociocientíficas que foram elaboradas por discentes da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia da Universidade Federal do ABC, essa disciplina fornece uma visão geral sobre o Ensino de Ciências e Biologia, possibilita que os estudantes reflitam sobre as potencialidades do processo de ensino-aprendizagem e sobre as particularidades implícita neste processo. Por meio dos fundamentos teóricos propostos por Paulo Freire e Derek Hodson, buscamos analisar as inter-relações das QSC com a formação inicial de professores, estimulando os estudantes a serem protagonistas do seu processo formativo. Para a construção metodológica adotamos a abordagem qualitativa, o grupo investigado era composto por seis estudantes que estavam em diferentes fases da graduação e possuem interesses e/ou atuam em diferentes áreas do conhecimento. Para tal, designamos dois objetos de análise diferentes: (1) as fichas de planejamentos utilizadas durante a elaboração das questões e (2) as entrevistas realizadas com os discentes após a conclusão da disciplina. Os objetos foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) e para a análise documental das fichas de planejamento, utilizamos a questão sociocientífica elaborada pelos estudantes como ponto norteador. Buscamos evidenciar as potencialidades destas questões com aspectos sociais, históricos, culturais, políticos, econômicos, controversos e relacionadas ao contexto atual. E para a análise das entrevistas, relacionamos as falas dos estudantes com os objetivos pré-estabelecidos na pesquisa. Os dados das fichas de planejamentos apontam que as QSC elaboradas possuem grandes potencialidades de discussões e geram debates produtivos. Nesse sentido, entendemos que trabalhar com QSC é um processo que exige criatividade, autonomia e estar atualizado para conseguir fomentar os debates que são propiciados por elas. As entrevistas mostram que durante o processo de elaboração e aplicação das QSC, todos os estudantes encontraram entraves relacionados a questões pedagógicas, tais como, a transposição didática, o tempo das aulas e a desarticulação de determinados conhecimentos. Enxergamos que a falta de experiência como docente, contribui para esse distanciamento e, também, se tornou um fator limitante para este grupo. Como possibilidade, acreditamos que a inserção das QSC nas disciplinas da graduação deve ser intensificada, pois promove uma formação voltada a questões atuais e quando o estudante é colocado como protagonista do seu processo formativo, ele é abarcado por mais conhecimentos e o processo de autorreflexão e senso crítico se torna mais intenso, fazendo com que ele perceba múltiplas perspectivas.

Presidente - Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MICHEL PISA CARNIO - UFSCAR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN