PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: JADIS HENRIQUE PICIRILLI DA SILVA

DISCENTE : JADIS HENRIQUE PICIRILLI DA SILVA
DATA : 14/04/2020
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

A estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de matéria (mol).

O mol, a unidade de medida da quantidade de matéria, trata-se de um conceito de extrema importância para química, bem como para o ensino de química, uma vez que essa unidade estabelece a relação entre o mundo macroscópico e o submicro. Entretanto, o que se observa na literatura, é que os alunos demonstram muitas dificuldades de compreensão frente a este conceito, se fazendo necessário o uso de novas abordagens e estratégias em seu ensino. Diversos estudos apontam estratégias metacognitivas como úteis na melhoria do aprendizado, visto que o ato de pensar sobre o próprio pensamento é frequentemente observado em alunos com bom desempenho, o uso dessas estratégias busca induzir o aluno conscientemente e intencionalmente a praticar a metacognição. Uma das estratégias possíveis é o autoquestionamento, que consiste em induzir a regulação do pensamento por meio do uso frequente de questões. Assim, este trabalho visa investigar e compreender como os alunos constroem/reconstroem seus conceitos com relação à grandeza quantidade de matéria. Para isso, a estratégia metacognitiva do autoquestionamento foi aplicada durante uma sequência didática investigativa (SEI) com o tema quantidade de matéria, tendo como público alvo alunos participantes de um curso preparatório para o ENEM da Universidade Federal do ABC, que em posse de uma lista regulatória de questões, participaram das três etapas da SEI. A coleta de dados foi realizada a partir de gravações audiovisuais, que foram complementadas pelo uso da técnica do “think aloud”, estratégia aplicada afim de enriquecer a coleta. A ação foi elaborada de forma a criar uma atmosfera de liberdade aos participantes, que frente a duas amostras de cobre e alumínio deviam propor um modo de responder em qual das duas amostras existiam maior número de átomos. A partir dos dados obtidos foram criadas categorias para análise, que futuramente serão acrescidas com entrevistas semiestruturadas, de forma a tornar a análise mais robusta, possibilitando assim o aperfeiçoamento da análise qualitativa. Até o presente momento existem indícios de que o uso do autoquestionamento auxilia os alunos no processo de resolução de problemas, pois facilita a criação de estratégias, que em conjunto com o caráter investigativo da sequência didática aumentaram a motivação dos alunos durante a realização da tarefa, por fim percebeu-se que as maiores dificuldades quanto ao conceito de quantidade de matéria se encontram na diferenciação dos termos semelhantes relacionados ao tema.

Presidente - Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSÉ OTÁVIO BALDINATO - IFSP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA EUNICE RIBEIRO MARCONDES - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO