PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: INGRID DE ARAÚJO SAVASSA

DISCENTE : INGRID DE ARAÚJO SAVASSA
DATA : 27/02/2020
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Os museus de ciências como espaço de inclusão: ações educativas e formativas no Zoológico de São Paulo

Historicamente, ao longo do seu desenvolvimento os museus difundiram concepções distintas acerca da sua função social. Na atualidade, essas instituições aliaram perspectivas e compreensões necessárias as atividades e práticas pensando a inclusão social como precedência de suas ações educativas, e por meio delas buscam entusiasmar e atrair diferentes públicos. No caso dos zoológicos, o foco de atuação está na relação existente entre educação, pesquisa e conservação, pilares institucionais desses espaços. Os zoológicos para justificarem a sua existência e a relação de legitimidade, que é mantida com a educação, pautaram nas ações educativas a ressignificação das suas funções sociais e inclusivas, aperfeiçoando o compromisso que as instituições museológicas adotaram nas suas atuações com o passar dos anos. A presente pesquisa tem por objetivo discutir, analisar e estabelecer as relações entre formação inicial e continuada dos educadores na produção de ações educativas e inclusivas na Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, a coleta de dados foi realizada com o uso de entrevistas semiestruturadas, as quais foram transcritas, fornecendo detalhadas descrições acerca das formações e ações educativas realizadas na instituição com enfoque inclusivo. A análise de dados foi pautada pelo método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016). Categorias aderidas aos resultados denotam elementos que estão atrelados as formações que acontecem com os profissionais do setor educativo, considerando desde a formação inicial e continuada dos entrevistados até as concepções que influenciam a prática e a elaboração das ações educativas inclusivas realizadas na instituição.

Presidente - Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALESSANDRA FERNANDES BIZERRA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA