Tarefas investigativas de geometria espacial com o software GeoGebra em um processo formativo de professores que ensinam matemática
O presente estudo apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa, no qual analisamos o processo de construção de tarefas de geometria espacial, com o uso do GeoGebra-3D, por professores de matemática que se encontram em um processo formativo, e a execução destas tarefas em sala de aula. Para a produção dos dados, realizamos gravações de vídeo e áudio de três momentos dos professores participantes de um curso de extensão sobre construções geométricas, com uso do software Geogebra, para a Educação Básica. A presente dissertação foi elaborada no formato multipaper e estruturada em cinco capítulos. O primeiro capítulo foi destinado a uma seção introdutória, apresentando a trajetória acadêmica e profissional da pesquisadora, as justificativas teóricas do estudo, os três objetivos, a estrutura da dissertação e os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa. No segundo capítulo apresentamos o primeiro artigo, o qual traz uma metassíntese de artigos analisados em uma revisão de literatura, tendo como objetivo (i) identificar e analisar aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas que abordam o ensino de geometria espacial. O terceiro capítulo foi destinado à apresentação do segundo artigo, que analisa professores participantes de um curso de extensão, com o objetivo de (ii) descrever o processo de elaboração de tarefas investigativas sobre ensino de geometria espacial, com o uso do GeoGebra, por professores de matemática durante um processo formativo. O quarto capítulo, designamos para o terceiro, e último, artigo da dissertação, que apresenta a execução de uma das tarefas elaboradas pelos professores e possui como objetivo (iii) refletir sobre o processo de execução de tarefas investigativas de geometria espacial com o uso do GeoGebra em sala de aula. O quinto capítulo, contemplará as considerações finais do presente estudo.