PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: LEONARDO ARAÚJO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO ARAÚJO SILVA
DATA : 28/02/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP
TÍTULO:

O conceito de função e o conhecimento de estudantes do Ensino Médio.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Esta dissertação apresenta uma investigação que teve como objetivo investigar aspectos do conhecimento de estudantes que na utilização de tarefas sobre o conceito de função no Ensino Médio. Para tanto, foram utilizados referenciais teóricos que versaram sobre a aprendizagem dos estudantes da educação básica e a prática do professor que ensina matemática a partir da revisão sistemática de literatura para legitimar as unidades de análise escolhidas para cada eixo. Para a revisão sistemática de literatura sobre o eixo da aprendizagem dos estudantes foram utilizadas três unidades de análise: recursos didáticos, recursos tecnológicos e tarefas. As unidades de análise para o eixo prática do professor que ensina matemática foram utilizadas duas unidades de análise: recursos didáticos e recursos tecnológicos, em que as tarefas matemáticas estavam representadas entre eles. Especialmente, em relação à comunicação de tipologias do conceito de função.  A pesquisa tem natureza qualitativa e teve como participantes o próprio pesquisador, que busca refletir sobre a sua prática profissional na sala de aula no desenvolvimento das tarefas e os estudantes da 1.ª série do Ensino Médio regular de uma escola pública do Estado de São Paulo. O formato multipaper desta dissertação proporciona ao leitor o direcionamento sobre os assuntos desenvolvidos: aprendizagem dos estudantes, a prática do profissional do professor que ensina matemática e o desenvolvimento da tarefa matemática. A produção de dados foi desenvolvida, baseando-se em três aspectos: (1) a elaboração de tarefas sobre o conceito de função; (2) o desenvolvimento das tarefas pelos estudantes na sala de aula e (3) a reflexão sobre os protocolos e os áudios sobre o conhecimento do professor e dos estudantes. Os resultados da pesquisa evidenciaram como as tarefas favorecem a comunicação do conceito de função, colocando em evidência o conhecimento dos estudantes do Ensino Médio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROGÉRIO MARQUES RIBEIRO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1798480 - REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO FRANCHI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - JADER OTAVIO DALTO - UTFPR
Notícia cadastrada em: 28/01/2020 09:36
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod