O conceito de função e o conhecimento de estudantes do Ensino Médio.
Esta dissertação apresenta uma investigação que teve como objetivo investigar aspectos do conhecimento de estudantes que na utilização de tarefas sobre o conceito de função no Ensino Médio. Para tanto, foram utilizados referenciais teóricos que versaram sobre a aprendizagem dos estudantes da educação básica e a prática do professor que ensina matemática a partir da revisão sistemática de literatura para legitimar as unidades de análise escolhidas para cada eixo. Para a revisão sistemática de literatura sobre o eixo da aprendizagem dos estudantes foram utilizadas três unidades de análise: recursos didáticos, recursos tecnológicos e tarefas. As unidades de análise para o eixo prática do professor que ensina matemática foram utilizadas duas unidades de análise: recursos didáticos e recursos tecnológicos, em que as tarefas matemáticas estavam representadas entre eles. Especialmente, em relação à comunicação de tipologias do conceito de função. A pesquisa tem natureza qualitativa e teve como participantes o próprio pesquisador, que busca refletir sobre a sua prática profissional na sala de aula no desenvolvimento das tarefas e os estudantes da 1.ª série do Ensino Médio regular de uma escola pública do Estado de São Paulo. O formato multipaper desta dissertação proporciona ao leitor o direcionamento sobre os assuntos desenvolvidos: aprendizagem dos estudantes, a prática do profissional do professor que ensina matemática e o desenvolvimento da tarefa matemática. A produção de dados foi desenvolvida, baseando-se em três aspectos: (1) a elaboração de tarefas sobre o conceito de função; (2) o desenvolvimento das tarefas pelos estudantes na sala de aula e (3) a reflexão sobre os protocolos e os áudios sobre o conhecimento do professor e dos estudantes. Os resultados da pesquisa evidenciaram como as tarefas favorecem a comunicação do conceito de função, colocando em evidência o conhecimento dos estudantes do Ensino Médio.