PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA GOTLIEB RIBAS

DISCENTE : GABRIELA GOTLIEB RIBAS
DATA : 17/02/2020
LOCAL: sala 404, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo olhar do egresso: trajetória e desdobramento da formação docente

A Universidade Federal do ABC (UFABC) tem se destacado como universidade com a cara do século XXI. A graduação, além dos bacharelados interdisciplinares, obrigatórios para os ingressantes, tem entre seus cursos específicos, a Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB). Nota máxima no último ENADE, a Universidade e o curso são reconhecidos por sua excelência educacional. O objetivo deste estudo foi traçar o trajeto do egresso do curso de LCB da UFABC, identificar sua atuação e colocação profissional, motivações e opiniões sobre as contribuições do curso para sua carreira de maneira a reforçar ou apontar dificuldades nos profissionais que são formados através da instituição. A partir de uma metodologia qualitativa, foram contatados 48 dos 49 egressos do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da UFABC desde a primeira turma formada até o ano de 2018. A análise documental trouxe questões sobre os cursos de formação inicial de professores, em especial nos cursos de Ciências Biológicas e nos que têm uma proposta interdisciplinar como os da UFABC, assim como currículo, cultura escolar e saberes docentes. Também foram levantados dados por meio da resposta de 39 desses egressos ao formulário de preenchimento online e posterior entrevista semiestruturada com 15 destes, registrada por gravação de áudio. Os dados dos questionários e das entrevistas transcritas foram tratados através de análise textual discursiva e trazem que 59% dos egressos atuam com atividade relacionada à educação, 15 como professores na educação básica, 4 na educação não formal e outros 4 estão procurando emprego na área. Dos egressos, cerca de 23% já trabalharam alguma vez com Educação desde a formação inicial, mas mudaram de área: três atuam como Biólogos na área do Bacharelado em Ciências Biológicas (BCB) e outros seis foram para a área acadêmica, quatro com pesquisas na área do BCB e dois na área da Educação. Ainda outros 18% dos egressos nunca chegaram a atuar na área de Educação, seguindo logo após a conclusão do curso para a área acadêmica do BCB.

Presidente - Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROSANA LOURO FERREIRA SILVA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA