PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: SANDRA FELIX SANTOS

DISCENTE : SANDRA FELIX SANTOS
DATA : 18/02/2020
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

A Linguagem multimodal como ferramenta de inclusão no ensino de Educação Ambiental

A presente pesquisa intenciona iniciar uma discussão acerca da subutilização da combinação de linguagens para o ensino, uma vez que, em um mundo que está se tornando cada vez mais imagético, ainda não percebemos seu potencial empregado na divulgação de conhecimentos. O estudo se caracteriza como de natureza qualitativa, contribuindo, primeiramente, com o estado do conhecimento acerca da produção científica nacional sobre a utilização de múltiplas linguagens em materiais didáticos para fins de um ensino inclusivo em Educação Ambiental, um assunto premente para os dias atuais, em que a manutenção dos sistemas terrestres complexos (ambientais, sociais e econômicos) é necessária à preservação da vida no planeta. A pesquisa se deu por meio das palavras-chave definidas para o estudo nas bases de dados Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes, com a seleção daquelas publicações que abordassem a utilização de ferramentas de linguagem, a inclusão e a sensibilização promovida pelo uso da combinação de imagens e texto escrito no ensino de Educação Ambiental, dessa forma contribuindo para embasar este trabalho. Os resultados indicaram uma carência de pesquisas na área de ensino inclusivo, verificando-se que a maior parte das pesquisas se dedica ao ensino especial, focado em determinada limitação e/ou deficiência. Identificamos também que unificar em um material múltiplas linguagens, nos permite atingir um público diversificado, mostrando-se uma possibilidade para o ensino inclusivo. Sendo assim, e entendendo que a elaboração de um material didático, que contribua com a superação das barreiras de comunicação no ensino é urgente, planejou-se e confeccionou-se a adaptação de um livro pertencente à lista de obras recomendadas pelo PNLD literário do ano de 2018, o qual foi utilizado dentro de uma proposta de sequência didática inclusiva sobre Educação Ambiental para os anos iniciais. A aplicação da sequência permitiu-nos concluir que, de maneira geral, o material produzido trouxe contribuições relacionadas à compreensão, motivação e sensibilização dos educandos, mediados pela aplicação da linguagem multimodal.

Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROSANA LOURO FERREIRA SILVA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI