PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: CHARLIE DREWS TOMAZ DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHARLIE DREWS TOMAZ DOS SANTOS
DATA : 14/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP
TÍTULO:

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE IDENTIDADES DE GÊNERO: Transenviadescendo a educação em sexualidade


PÁGINAS: 142
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo a análise de enunciados e discursos de professores de Ciências e de Biologia da educação básica sobre sexo, gênero e sexualidade, sendo eles componentes interligados da matriz de inteligibilidade heteronormativa, conforme apontado pelos estudos transviados. Para tal, montamos um grupo focal de professores destas disciplinas, no qual realizamos uma oficina sobre pedagogia queer, onde aplicamos questionários prévios e posteriores e realizamos pequenas dinâmicas e atividades. Com base no material obtido, nos debruçamos sobre as falas e produções das participantes para analisálos tendo por metodologia a análise do discurso foucaultiana aliada a uma perspectiva desestabilizadora dos estudos transviados, em primeiro plano, e também do transfeminismo e dos estudos decoloniais. A partir disso, nos deparamos com enunciados discursivos que apontam para um entendimento ambíguo sobre o que é o sexo, o gênero e a sexualidade, onde concepções essencialistas e biologizantes são predominantes, mas dividem espaço com entendimentos mais culturais sobre o sexo e o gênero, o que também se revela entre um misto de entendimentos ambíguos perfilados ora ao discurso cis-heteronormativo, ora ao feminismo de segunda onda, sendo poucos os momentos de abertura para um entendimento mais próximo do transenviadescimento. Nos foi possível também verificar que predomina ainda fortemente o dualismo entre conhecimento e ignorância e uma concepção de educação humanista que visa uma “inclusão” dos corpos abjetos e monstruosos, desconsiderando que, muitas vezes, a diferença não deseja necessariamente ser incluída.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RAFAEL SIQUEIRA DE GUIMARÃES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIZABETE FRANCO CRUZ - USP
Notícia cadastrada em: 15/01/2020 08:32
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod