CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE IDENTIDADES DE GÊNERO: Transenviadescendo a educação em sexualidade
A presente pesquisa tem como objetivo a análise de enunciados e discursos de professores de Ciências e de Biologia da educação básica sobre sexo, gênero e sexualidade, sendo eles componentes interligados da matriz de inteligibilidade heteronormativa, conforme apontado pelos estudos transviados. Para tal, montamos um grupo focal de professores destas disciplinas, no qual realizamos uma oficina sobre pedagogia queer, onde aplicamos questionários prévios e posteriores e realizamos pequenas dinâmicas e atividades. Com base no material obtido, nos debruçamos sobre as falas e produções das participantes para analisálos tendo por metodologia a análise do discurso foucaultiana aliada a uma perspectiva desestabilizadora dos estudos transviados, em primeiro plano, e também do transfeminismo e dos estudos decoloniais. A partir disso, nos deparamos com enunciados discursivos que apontam para um entendimento ambíguo sobre o que é o sexo, o gênero e a sexualidade, onde concepções essencialistas e biologizantes são predominantes, mas dividem espaço com entendimentos mais culturais sobre o sexo e o gênero, o que também se revela entre um misto de entendimentos ambíguos perfilados ora ao discurso cis-heteronormativo, ora ao feminismo de segunda onda, sendo poucos os momentos de abertura para um entendimento mais próximo do transenviadescimento. Nos foi possível também verificar que predomina ainda fortemente o dualismo entre conhecimento e ignorância e uma concepção de educação humanista que visa uma “inclusão” dos corpos abjetos e monstruosos, desconsiderando que, muitas vezes, a diferença não deseja necessariamente ser incluída.