PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: NATÁLIA GALVÃO SIMÃO DE SOUZA

DISCENTE : NATÁLIA GALVÃO SIMÃO DE SOUZA
DATA : 07/02/2020
LOCAL: Santo André

Formação de classes de equivalência: um método para o ensino de conceitos estatísticos no primeiro ano do Ensino Fundamental

Consideramos que o ensino de Estatística deve estar fundamentado na metodologia de resolução de problemas, não se tratando somente de informações, cálculos e modelos técnicos. Essa metodologia está voltada para o desenvolvimento do raciocínio do aluno, estimulando-o a encontrar a melhor solução possível e que por meio disso o aluno seja capaz de resolver problemas do seu cotidiano e preparar-se para as situações futuras. O objetivo desse trabalho foi então relacionar a modelo da Equivalência de Estímulos à metodologia de resolução de problemas no ensino de Estatística proposta no documento americano intitulado Relatório de Diretrizes para a Avaliação e Instrução em Educação Estatística (GAISE): uma Estrutura Curricular para a Educação Básica, priorizando os objetos de conhecimento e as habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Brasil, para o primeiro ano do Ensino Fundamental. Consideramos a Equivalência de Estímulos como um modelo teórico que permite prever que, para um indivíduo, um estímulo passa a pertencer a uma classe de estímulos equivalentes na qual estes são substituíveis uns pelos outros, a partir de relações condicionais arbitrariamente estabelecidas entre ele e um ou alguns membros dessa classe. Foi elaborada uma proposta de estudo sobre a formação de classes de estímulos equivalentes e generalização de estímulos compostas de etapas de pré-teste, ensino, generalização e pós-teste. Tal proposta considera os quatro componentes da metodologia de resolução de problemas do documento GAISE como quatro classes distintas de estímulos (Formular perguntas; Coletar dados; Analisar dados ou organizar os dados; e Interpretar os resultados) para a elaboração de um programa de ensino baseado na Equivalência de Estímulos. Com esse trabalho buscamos fornecer um programa de ensino que seja aplicável em experimentos futuros para a verificação da efetividade da Equivalência de Estímulos para o ensino de conteúdos estatísticos relacionados a essa etapa de ensino, especificamente realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas indicadas pelo professor e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais, além da leitura de dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Presidente - Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS DE SOUZA - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH