PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANIE MASQUETE PARUTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANIE MASQUETE PARUTA
DATA : 28/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP
TÍTULO:

Letramento Matemático: dos documentos curriculares aos saberes e práticas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental



PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar os saberes de professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais sobre o letramento matemático, desde a abordagem do mesmo nos documentos curriculares vigentes, até suas práticas pedagógicas. Nossa questão investigativa foi como os documentos curriculares abordam este conceito e quais os saberes e práticas dos professores sobre ele? O letramento matemático é uma perspectiva que envolve o trabalho com a matemática a partir das práticas sociais do cotidiano dos alunos, em que se busca aprimorar suas habilidades em lidar com a linguagem matemática de forma crítica nas diversas situações de suas vidas, dentro e fora da escola. Considerando o contexto da pesquisa, partimos da abordagem desta perspectiva na Proposta Curricular de São Bernardo do Campo, por ser o documento curricular em vigor, em que apesar de não contemplar o conceito do letramento matemático (já que sua publicação é anterior
às primeiras abordagens deste conceito), traz algumas características convergentes a esta perspectiva. Utilizamos ainda a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento normativo que está em vigor desde 2017 com objetivo de nortear a construção dos currículos das escolas de todo país, e que traz o conceito e o destaca como necessário no trabalho com a Matemática, no entanto, poucas habilidades apresentadas no documento, deixam explícito a abordagem desta perspectiva. Para atender ao objetivo da pesquisa, a proposta metodológica envolveu trabalho de campo, a partir da observação participante, com coleta de dados por meio de questionário, registros escritos referentes à participação dos professores em momentos formativos já previstos no cenário da pesquisa, bem como registros em diário de campo de situações do cotidiano escolar envolvendo a interação da pesquisadora, que atua na coordenação da escola pesquisada, durante acompanhamento dos planejamentos dos professores, reuniões pedagógicas, de Conselhos de Ano/ciclo e em conversas envolvendo dúvidas ou relatos dos professores envolvendo o tema desta pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - Adair Mendes Nacarato - USF
Notícia cadastrada em: 03/01/2020 11:34
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