PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUBENS PESSOA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUBENS PESSOA GOMES
DATA : 06/03/2020
HORA: 15:00
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP
TÍTULO:

O ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O USO DA METACOGNIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS


PÁGINAS: 80
RESUMO:

As constantes mudanças no cenário educacional têm exigido que os educadores estejam preparados para lidar com a diversidade, com a pluralidade e a heterogeneidade que a escola contemporânea concentra. Atuar ante essa alteridade tem sido um grande desafio para esses educadores, uma vez que a sua formação raramente inclui um programa que alie teoria e prática que favoreça as especificidades daqueles que necessitam de uma abordagem diferenciada. Quando fazemos essa análise em relação à aprendizagem de conceitos químicos voltados ao público surdo, as falhas observadas são alarmantes e necessitam de ressignificação para que a inclusão seja uma realidade. Pensando nessas questões, o objetivo desta pesquisa é compreender como ocorre a aprendizagem de Química por estudantes surdos em uma sala de aula regular de uma escola inclusiva da rede particular e entender quando surgem as dificuldades em relação aos conhecimentos que englobam essa disciplina. Para a pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa e as observações foram feitas a partir de um estudo de caso. As atividades desenvolvidas foram realizadas sob o viés metacognitivo e inclui além das atividades desenvolvidas com os estudantes surdos, entrevistas semiestruturadas com os próprios alunos e demais educadores partícipes do processo inclusivo. É esperado como resultado que novas possibilidades em ensino de química para surdos emerjam a partir da análise dos dados coletados e que esses, por sua vez, favoreçam o processo de aprendizagem desses estudantes, minimizando as dificuldades por eles apresentadas.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1145102 - CLAUDIA REGINA VIEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO MIRANDA JUNIOR - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - SANDRA REGINA LEITE DE CAMPOS - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 06/12/2019 18:30
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod