PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: KAROLINE MARCOLINO CARDOSO

DISCENTE : KAROLINE MARCOLINO CARDOSO
DATA : 04/02/2020
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

O CONTO HISTÓRICO CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Desde os tempos mais remotos os contos exercem um grande fascínio nas crianças. São histórias que aguçam a imaginação e despertam para mundos extraordinários, além do interesse pela leitura no processo escolar que auxilia na formação da personalidade, pois a cada personagem apresentado surge a capacidade de se identificar e discernir entre o real e o imaginário. Além disso, acreditamos que a história tem um grande valor cultural e social. Este valor deve ser trabalhado em sala de aula, permitindo mostrar aos alunos que o conteúdo não é um campo de conhecimento estático e pronto, mas está em constante mudança de acordo com as necessidades de cada nação e de cada região ao longo da história. O presente estudo teve por objetivo investigar a aprendizagem dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, levando em consideração situações envolvendo conceitos básicos de probabilidade por meio do conto histórico denominado: Você sabia que que as crianças brincavam com o jogo dos ladrilhos há muito tempo atrás, na França? Na presente investigação, a Teoria das Situações Didáticas - TSD serviu de suporte para a avaliação da atividade de intervenção de Probabilidades apoiado no conto histórico para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando o desenvolvimento de competências e habilidades relativas às noções básicas de probabilidade.

Presidente - Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CILEDA DE QUEIROZ E SILVA COUTINHO - PUC - SP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1568760 - ANA MARIA DIETRICH