O CONTO HISTÓRICO CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Desde os tempos mais remotos os contos exercem um grande fascínio nas crianças. São histórias que aguçam a imaginação e despertam para mundos extraordinários, além do interesse pela leitura no processo escolar que auxilia na formação da personalidade, pois a cada personagem apresentado surge a capacidade de se identificar e discernir entre o real e o imaginário. Além disso, acreditamos que a história tem um grande valor cultural e social. Este valor deve ser trabalhado em sala de aula, permitindo mostrar aos alunos que o conteúdo não é um campo de conhecimento estático e pronto, mas está em constante mudança de acordo com as necessidades de cada nação e de cada região ao longo da história. O presente estudo teve por objetivo investigar a aprendizagem dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, levando em consideração situações envolvendo conceitos básicos de probabilidade por meio do conto histórico denominado: Você sabia que que as crianças brincavam com o jogo dos ladrilhos há muito tempo atrás, na França? Na presente investigação, a Teoria das Situações Didáticas - TSD serviu de suporte para a avaliação da atividade de intervenção de Probabilidades apoiado no conto histórico para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando o desenvolvimento de competências e habilidades relativas às noções básicas de probabilidade.