PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: ERIKA DE SOUSA AZEVEDO

DISCENTE : ERIKA DE SOUSA AZEVEDO
DATA : 05/12/2019
LOCAL: na sala 406, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Ensino de Astronomia na Educação Infantil. Desafio e possibilidade?

As crianças na faixa etária dos 4 e 5 anos são interessadas pela descoberta, percebem tudo o que as rodeia, e elaboram muitas perguntas. O trabalho desenvolvido com a faixa etária  deve privilegiar  todo este potencial investigativo das crianças, para desde os primeiros anos escolares introduzir conceitos científicos, levando em consideração todo o potencial cognitivo que possuem.  Os temas relacionados ao ensino de Astronomia por estarem extremamente ligados à vivência das crianças apresentam grande potencial de  trabalho, desde os primeiros anos escolares, pois possibilitam o questionamento, a investigação e observação. Dada as possibilidades com o tema, por ser altamente interdisciplinar e motivador, nos surge a questão desta pesquisa: “É possível desenvolver um trabalho com o ensino de Astronomia, desde a Educação Infantil, possibilitando a Alfabetização Científica com a faixa etária?” Nesta perspectiva, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo principal investigar se e como é possível desenvolver um trabalho com o ensino de Astronomia,  oportunizando a Alfabetização Científica desde  a Educação Infantil. Na possibilidade de investigar as potencialidades de desenvolvimento deste trabalho com a faixa etária proposta, realizamos uma pesquisa intervenção, tendo como sujeitos de nossa pesquisa uma turma de 30 alunos da Educação Infantil de 5 anos - fase II, no município de Diadema - SP,  na qual foi aplicada sequência didática. Para a análise de dados será considerado a transcrição das falas das crianças e os registros em desenho de todo o processo. Os dados obtidos ao longo de toda sequência, serão analisados a partir dos Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron e Carvalho (2008).  Neste contexto, espera-se a partir dos dados obtidos corroborar se de fato o Ensino de Astronomia é uma possibilidade de trabalho com a faixa etária.

Presidente - Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LÚCIA HELENA SASSERON ROBERTO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH