Ensino de Astronomia na Educação Infantil. Desafio e possibilidade?
As crianças na faixa etária dos 4 e 5 anos são interessadas pela descoberta, percebem tudo o que as rodeia, e elaboram muitas perguntas. O trabalho desenvolvido com a faixa etária deve privilegiar todo este potencial investigativo das crianças, para desde os primeiros anos escolares introduzir conceitos científicos, levando em consideração todo o potencial cognitivo que possuem. Os temas relacionados ao ensino de Astronomia por estarem extremamente ligados à vivência das crianças apresentam grande potencial de trabalho, desde os primeiros anos escolares, pois possibilitam o questionamento, a investigação e observação. Dada as possibilidades com o tema, por ser altamente interdisciplinar e motivador, nos surge a questão desta pesquisa: “É possível desenvolver um trabalho com o ensino de Astronomia, desde a Educação Infantil, possibilitando a Alfabetização Científica com a faixa etária?” Nesta perspectiva, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo principal investigar se e como é possível desenvolver um trabalho com o ensino de Astronomia, oportunizando a Alfabetização Científica desde a Educação Infantil. Na possibilidade de investigar as potencialidades de desenvolvimento deste trabalho com a faixa etária proposta, realizamos uma pesquisa intervenção, tendo como sujeitos de nossa pesquisa uma turma de 30 alunos da Educação Infantil de 5 anos - fase II, no município de Diadema - SP, na qual foi aplicada sequência didática. Para a análise de dados será considerado a transcrição das falas das crianças e os registros em desenho de todo o processo. Os dados obtidos ao longo de toda sequência, serão analisados a partir dos Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron e Carvalho (2008). Neste contexto, espera-se a partir dos dados obtidos corroborar se de fato o Ensino de Astronomia é uma possibilidade de trabalho com a faixa etária.