O que revelam as equipes gestoras da rede municipal de São Bernardo do Campo sobre a evolução do desempenho dos alunos na Prova Brasil na área de Matemática
As avaliações em larga escala da educação têm revelado resultados preocupantes no desempenho dos alunos brasileiros principalmente na área da Matemática. Entretanto, na rede municipal de São Bernardo do Campo (SP) tem-se observado um cenário diferente em algumas unidades escolares que demonstram evoluções consideráveis. Este trabalho, analisa quais ações foram determinantes para a evolução observada na proficiência matemática entre 2013 e 2017 e na distribuição dos alunos nas escalas da Prova Brasil de cinco unidades escolares. Nessa perspectiva, se propõe a responder à seguinte questão: quais ações, implementadas nas escolas, na visão das equipes gestoras, proporcionaram a melhoria dos resultados na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica ( Saeb )? Desta forma, os objetivos são: analisar a escala de proficiência do Saeb, em Matemática, em cinco escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo, descrevendo os avanços observados na distribuição dos alunos na escala de proficiência; revelar como as equipe gestores explicam o desempenho observado nas escolas pesquisadas, bem como os fatores determinantes para essa ascensão. O referencial teórico traz a revisão bibliográfica sobre o tema e desenvolve uma reflexão acerca das avaliações em larga escala, o Saeb e a Prova Brasil. Metodologicamente, a pesquisa é quali-qualitativa e se baseia na análise das entrevistas dos coordenadores e diretores escolares das escolas pesquisadas. As entrevistas serão analisadas pela Análise de Conteúdo. Por fim, apresentamos os dados já coletados, as etapas das análises já desenvolvidas e as considerações parciais já obtidas.