PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: VANESSA DE MAGALHAES PINA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA DE MAGALHAES PINA
DATA : 29/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP
TÍTULO:

O que revelam as equipes gestoras da rede municipal de São Bernardo do Campo sobre a evolução do desempenho dos alunos na Prova Brasil na área de Matemática


PÁGINAS: 450
RESUMO:

As avaliações em larga escala da educação têm revelado resultados preocupantes no desempenho dos alunos brasileiros principalmente na área da Matemática. Entretanto, na rede municipal de São Bernardo do Campo (SP) tem-se observado um cenário diferente em algumas unidades escolares que demonstram evoluções consideráveis. Este trabalho, analisa quais ações foram determinantes para a evolução observada na proficiência matemática entre 2013 e 2017 e na distribuição dos alunos nas escalas da Prova Brasil de cinco unidades escolares. Nessa perspectiva, se propõe a responder à seguinte questão: quais ações, implementadas nas escolas, na visão das equipes gestoras, proporcionaram a melhoria dos resultados na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica ( Saeb )? Desta forma, os objetivos são: analisar a escala de proficiência do Saeb, em Matemática, em cinco escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo, descrevendo os avanços observados na distribuição dos alunos na escala de proficiência; revelar como as equipe gestores explicam o desempenho observado nas escolas pesquisadas, bem como os fatores determinantes para essa ascensão. O referencial teórico traz a revisão bibliográfica sobre o tema e desenvolve uma reflexão acerca das avaliações em larga escala, o Saeb e a Prova Brasil. Metodologicamente, a pesquisa é quali-qualitativa e se baseia na análise das entrevistas dos coordenadores e diretores escolares das escolas pesquisadas. As entrevistas serão analisadas pela Análise de Conteúdo. Por fim, apresentamos os dados já coletados, as etapas das análises já desenvolvidas e as considerações parciais já obtidas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - OCIMAR MUNHOZ ALAVARSE - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO SERGIO GARCIA - USCS
Notícia cadastrada em: 06/09/2019 19:21
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