O USO DE PORTFÓLIOS COMO ESTRATÉGIA METACOGNITIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
O presente trabalho tem como objetivo compreender o uso do portfólio como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de Química, à luz do modelo de monitoramento metacognitivo de John Flavell (1979) e de aprendizagem autorregulada de Barry Zimmerman (1989), que auxiliam na verificação de mecanismos que são acessados pelos estudantes durante a realização de tarefas. Com base em estudos recentes com foco em compreender qual o papel do portfólio como ferramenta pedagógica no ensino de diversas áreas, foi feita a coleta dos registros contidos nos portfólios confeccionados pelos alunos, que os entregaram semanalmente, de forma voluntária, ao longo de uma disciplina de Química Geral ofertada em uma Universidade Federal. Para compor a análise foi feita a categorização dos dados obtidos, partindo dos referenciais de análise, com apoio da observação participante no decorrer das aulas da disciplina, da qual resultaram notas de campo sobre o contexto das aulas e também entrevistas semiestruturadas com todos os participantes, encerrando assim os instrumentos de análise para a triangulação dos dados. Conclui-se que a construção do portfólio estimula a reflexão e verbalização de dificuldades ao longo do processo de aprendizado, permitindo aos alunos mobilizar conhecimentos metacognitivos, bem como habilidades de autorregulação. Também possibilita a aproximação entre docente e estudante, em uma relação de confiança, indo ao encontro de uma concepção de ensino que valoriza a condução docente inovadora e transformadora.