PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA FELIX SANTOS

DISCENTE : SANDRA FELIX SANTOS
DATA : 17/09/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

A linguagem visual como ferramenta de inclusão no ensino de Educação Ambiental

A presente pesquisa, que se adere à linha de pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC, intenciona iniciar uma discussão acerca da subutilização da linguagem visual que, na atualidade, quando o mundo está se tornando cada vez mais imagético, ainda não tem seu potencial empregado na divulgação de conhecimentos. Dessa forma, pretendemos apresentar uma proposta de adequação de material didático, atendendo às principais diretrizes do desenho universal de aprendizagem (DUA), que tem se mostrado bastante eficiente no processo de superação de barreiras (BOCK et al., 2019, pág. 5). Uma das maiores dificuldades encontradas para o aprendizado está presente na comunicação - dado que a escrita não alcança a todos - dessa forma, a linguagem visual, que faz uma relação mais direta com o mundo visualizado pelos alunos, apresentaria uma relevante contribuição para atenuar esta adversidade. Este estudo se caracteriza como de natureza qualitativa, realizando uma revisão sistemática da produção científica nacional sobre a utilização da linguagem visual em materiais didáticos para fins de um ensino inclusivo em Ciências, especificamente, a Educação Ambiental, um assunto premente para os dias atuais, em que a preservação dos recursos naturais e a reciclagem se mostram uma alternativa necessária à manutenção da vida no planeta. A pesquisa se deu por meio das palavras-chave definidas para o estudo através das bases de dados Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes. A pesquisa localizou, em total bruto, 17.391 publicações. Após a exclusão daquelas repetidas ou que não tivessem relação com a pesquisa, totalizamos 359 publicações. Ao realizar uma segunda triagem, considerando apenas aquelas que tivessem relação direta com o objeto de pesquisa, selecionamos 24 publicações, as quais utilizamos como referencial para embasar o nosso estudo. Os resultados indicam que, além da carência de pesquisas na área de ensino verdadeiramente inclusivo, pois verificou-se que a maior parte das pesquisas se dedica ao ensino especial focado em determinada limitação e/ou deficiência, a utilização do DUA se mostra uma contribuição notável para alcançar um ensino inclusivo. Portanto, a elaboração de um material didático que contribua com a superação das barreiras encontradas atualmente no ensino é urgente, de modo a garantir a efetivação dos direitos dessas pessoas que permanecem excluídas.

Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DENISE PEREIRA RACHEL
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS