PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANITA IRACEMA SIMÃO

DISCENTE : ANITA IRACEMA SIMÃO
DATA : 21/08/2019
LOCAL: na sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

A violência nas Escolas Públicas Estaduais de São Bernardo do Campo e o estudo de possibilidades pedagógicas para seu combate pela Educação em Direitos Humanos

O objetivo deste relatório de qualificação é apresentar as atividades do mestrado, realizadas desde fevereiro de 2018 até a presente data. O trabalho dialoga com a linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Maria Dietrich (UFABC) e co-orientação do Prof.. Dr. Geovanni Gomes Cabral (UNIFESSPA).

A questão da violência na sociedade atual é alarmante. Inúmeros pesquisadores nacionais e internacionais debruçam-se sobre esta questão e até a presente data, a única hipótese compartilhada por eles é que ela acontece, na grande maioria, entre jovens do sexo masculino, com idade aproximada de 20 a 30 anos.

As desigualdades sociais se acentuam devido a uma sociedade normativa e racista que faz com que os conflitos sociais tomem cada vez mais a forma do racismo, do machismo, da misoginia, do feminicídio, da homofobia, das rivalidades étnicas religiosas, da xenofobia e do ultranacionalismo.

Esta dissertação entende que a escola é um microcosmo da sociedade atual. A população, a mídia e pesquisadores em educação  apontam para a escola de educação básica como o lugar onde podemos resolver a violência ensinando sobre Direitos Humanos. Se a escola é realmente este lugar, como devemos tratar o problema da violência que se reproduz no seu interior? Os professores e toda comunidade escolar estão preparados para encontrar soluções para isso? Será que os alunos estão dispostos a aprender sobre Direitos Humanos? Será que o discurso dos professores e comunidade condiz com suas práticas diárias em Direitos Humanos?

Diante de todos estes questionamentos, o objetivo deste trabalho é mapear a violência nas escolas públicas estaduais por meio de uma pesquisa realizada por questionário em 10 escolas da cidade de São Bernardo do Campo (SP). Analisando os dados levantados iremos sugerir possibilidades pedagógicas para se lidar com a questão da violência..

O resultado desse mapeamento também trará elementos para elaboração de projetos para minimizar a violência na comunidade escolar e contará com a participação dos docentes das escolas em grupos de estudo sobre temáticas relacionadas à violência e Direitos Humanos, e, principalmente, a criação de uma  rede presencial e virtual de aprendizagem baseada nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, capacitando estes professores através de ambientes colaborativos e telecolaborativos com a ajuda das tecnologias da comunicação e informação.

Presidente - Interno ao Programa - 1568760 - ANA MARIA DIETRICH
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MIRNA BUSSE PEREIRA - FSA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1746094 - MARIA INES RIBAS RODRIGUES