PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO ALECSANDER CHAGAS LEITE

DISCENTE : MARCELO ALECSANDER CHAGAS LEITE
DATA : 13/08/2019
LOCAL: na sala 406, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

MEMÓRIAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO A

ARTE-EDUCAÇÃO

O Brasil possui uma cultura rica e diversificada resultado da participação de várias etnias na formação de seu povo. Apesar dessa variedade de expressões culturais, percebemos a hegemonia de poucos estilos de arte divulgados pelos meios de comunicação. As manifestações artísticas precisam de um espaço para serem desenvolvidas e a escola é um lugar privilegiado para promovermos a arte e democratizarmos a cultura. Através da arte, as crianças expressam suas experiências obtidas por meio dos sentidos do ambiente onde ela está inserida. Essas experiências vão influenciar suas habilidades criativas, relações sociais e emocionais. A atuação do professor, como profissional responsável pelo ensino, tem um papel significativo para tornar a arte acessível aos alunos e é imprescindível que ele vivencie as diferentes linguagens artísticas em sua formação para mediar a relação entre a arte e os alunos. Optamos por estudar a formação de professores para verificar se a arte está presente e de que maneira as experiências com arte e cultura influenciam sua atuação em sala de aula. A apresentação desse estudo será no formato de múltiplos artigos ou multipaper. Em um dos artigos apresentaremos a análise dos cursos de licenciatura oferecidos pela Universidade Federal do ABC – UFABC. A escolha dessa universidade se deve ao fato dela ter sido criada  com uma proposta de inovar o ensino, oferecendo um currículo flexível que possibilitaria ao aluno personalizar sua formação, nesse modelo, a interdisciplinaridade proporcionaria uma formação integral, os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, incluindo a arte e a cultura seriam contemplados. No outro artigo optamos pela pesquisa narrativa, convidaremos um grupo de professores que atuam nos anos iniciais em escolas públicas da zona leste de São Paulo para contar suas experiências pessoais. A partir dessas histórias vamos interpretar e organizar as informações em um texto narrativo. Entendemos que estudar a instituição e o indivíduo pode nos dar um panorama realista da formação cultural dos professores.

Presidente - Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - REJANE GALVÃO COUTINHO - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1798480 - REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO FRANCHI